Coronavírus

Johnson inicia fase 3 de testes da candidata vacina contra Covid-19

Etapa deve incluir até 60 mil voluntário em oito países

Por Da Redação
Ás

Johnson inicia fase 3 de testes da candidata vacina contra Covid-19

Foto: Divulgação/ Janssen

A Johnson & Johnson anunciou nesta quarta-feira (23) que vai dar início aos testes de fase 3 da candidata a vacina contra a Covid-19. Essa etapa de de testes é a última e vai incluir 60 mil voluntários de oito países, inclusive o Brasil. A nova fase vai aceitar pacientes acima de 60 anos e com doenças preexistentes.  

Além do Brasil, a vacina da Johnson também deverá ter testes de fase 3 na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, África do Sul e nos Estados Unidos. Locais escolhidos devido a alta incidência de casos confirmados e mortos pela doença. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia autorizado, em agosto, os testes da imunização no país. A autorização da agência previa a participação de sete mil voluntários em sete estados: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A Ad26.COV2.S é a vacina da Johnson e foi desenvolvida pela farmacêutica Janssen Pharmaceuticals, que pertence ao grupo, e será aplicada em dose única em metade dos voluntários. A outra metade receberá um placebo (substância inativa) e servirá de grupo controle.

Se a eficácia e a segurança da vacina forem comprovadas, a expectativa é de que ela esteja disponível no início de 2021.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário