Jornal inglês publica reportagem destacando ações afirmativas feitas pelo Bahia
Tricolor ter utilizado camisas com manchas de óleo é um dos destaques
Foto: Raphael Carneiro
Principal jornal inglês, o The Guardian, apresentou uma longa reportagem sobre o papel do Bahia na defesa de causas humanitárias, indicando o clube como mais progressista do país. O texto de coautoria do jornalista Joshua Law e detalha variadas campanhas afirmativas do Tricolor na gestão Guilherme Bellintani. Um dos pontos abordados foi o manifesto do clube em defesa das praias do Nordeste, quando há aproximadamente um mês, o Bahia jogou contra o Ceará, no estádio de Pituaçu, com a camisa manchada de óleo.
A matéria com título "Como o Bahia se tornou o clube mais progressista do Brasil" e afirma que o Tricolor tem se destacado na defesa de grupos minoritários. O texto passa pela história recente do clube baiano, relembrando a queda para Série C e somente agora começa a se reerguer, após passar por um redemocratização em 2013.
Entrevistado pelo jornal, Bellintani detalha que o mandato visa alcançar três objetivos: garantir o clube financeiramente, alcançar sucesso no campo e implementar ações afirmativas.
Outro ponto importante destacado pela reportagem é o papel do técnico Roger Machado na luta contra o racismo, reproduzindo uma fala do discurso do comandante após o duelo contra o Fluminense, que viralizou nas redes sociais. Confira as aspas:
"Se, no fim do livro da minha vida, estiver escrito: ‘esse indivíduo ajudou a construir o esporte mas, acima de tudo, ajudou a usar o esporte como ferramenta de transformação’, eu poderei morrer em paz", afirmou.
A reportagem completa pode ser conferida clicando aqui.