Jornalista baiano lança romance policial ' A Ilha do Medo'
História envolvendo sequestro e policiais corrutos passa no litoral da Bahia
Foto: Divulgação
O escritor baiano Luís Alves Lomanth lança seu sétimo livro “A ilha do Medo”. O romance policial passa em um dos arquipélagos da Baía de Todos os Santos que dá origem ao nome da obra. Em entrevista ao Farol da Bahia, Lomanth diz que o local escolhido para a trama parte das lembranças da infância.
“Quando criança, eu ia muito para a Ilha de Itaparica e os comentários sobre a Ilha do Medo chamavam atenção, me davam medo, mas ao mesmo tempo me causavam fascínio.” Este é o segundo livro do autor que se passa no cenário baiano – O pescador da Ilha do Medo foi publicado em 1976.
A Ilha do Medo traz a história do mistério envolvendo o sequestro do filho de um engenheiro milionário, no Rio de Janeiro, que é levado para o litoral da Bahia. Um casal de detetives da Divisão Antissequestro parte para o estado nordestino em busca de respostas que envolvem policiais corruptos e a venda clandestina de armas.
O autor, que também é jornalista, explica que o enredo é baseado nas inúmeras situações policiais que vivenciou no ofício da profissão, na cidade carioca. “Como repórter presenciei muitas cenas absurdas de autoridades, assassinatos, corrupção... peguei um pouco de tudo isso e trouxe para ilha” conta.
“ – Meu Deus, até que ponto chegou a Polícia carioca... Pessoas designadas para desarticular o crime organizado acabam migrando para ele. Não há mais amor à pátria e, sim, ao dinheiro! Mas saibam que ainda há policiais honestos e dispostos a esfacelar o banditismo que assola o Rio.” (A Ilha do Medo, p. 345).
Luís Alves Lomanth nasceu em Salvador, Bahia, em 1954. Atualmente, mora na cidade do Rio de Janeiro, é jornalista e autor de romances do gênero policial. O livro custa R$62 e está disponível no site da Livraria Atlântico.