• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Jornalistas da Folha assinam carta contra artigo sobre 'racismo reverso' no Brasil
Brasil

Jornalistas da Folha assinam carta contra artigo sobre 'racismo reverso' no Brasil

Mais de 180 profissionais pedem mudança de comportamento do veículo sobre o assunto

Por Da Redação
Ás

Jornalistas da Folha assinam carta contra artigo sobre 'racismo reverso' no Brasil

Foto: Reprodução

Para rechaçar o artigo “Racismo de negros contra brancos ganha força com identitarismo”, mais de 180 jornalistas da Folha de S. Paulo assinam uma carta aberta direcionada à secretaria de redação e ao conselho editorial do veículo. No texto, os profissionais questionam a ideia central do artigo escrito pelo colunista Antonio Risério e mostram descontentamento diante um padrão que, segundo eles, vem se repetindo no veículo nos últimos tempos.

"Todo o mundo sabe que existe racismo branco antipreto. Quanto ao racismo preto antibranco, quase ninguém quer saber. Porém, quem quer que observe a cena racial do mundo vê que o racismo negro é um fato", diz trecho do artigo. 

“Reconhecemos o pluralismo que está na base dos princípios editoriais da Folha e a defesa que nela se faz da liberdade de expressão. No entanto estes não se dissociam de outros valores que o jornalismo deve defender, como a verdade e o respeito à dignidade humana. A Folha não costuma publicar conteúdos que relativizam o Holocausto, nem dá voz a apologistas da ditadura, terraplanistas e representantes do movimento antivacina. Por que, então, a prática seria outra quando o tema é o racismo no Brasil”, registram os jornalistas na carta.

“Convidamos a uma reflexão e uma reavaliação sobre a forma como o racismo tem sido abordado na Folha. Acreditamos que buscar audiência às expensas da população negra seja incompatível com estar a serviço da democracia”, seguem os jornalistas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.