• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Jovem de comunidade quilombola em Nilo Peçanha é selecionada para estágio internacional

Jovem de comunidade quilombola em Nilo Peçanha é selecionada para estágio internacional

Pedrina Belém do Rosário desempenhará função na área de Relações Internacionais do Fida

Por Da Redação
Ás

Jovem de comunidade quilombola em Nilo Peçanha é selecionada para estágio internacional

Foto: Divulgação/CAR

A jovem Pedrina Belém do Rosário, da Comunidade Quilombola Jatimane, localizada em Nilo Peçanha, é a nova contratada do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), para estágio na área de Relações Internacionais, mesma área de sua formação, que está em andamento na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

“Eu sou a primeira mulher negra da minha família a conseguir entrar em uma universidade pública. Agora passei em um processo seletivo no Fida para estagiar. É uma oportunidade incrível não só para a minha transformação pessoal, mas para abrir caminhos para a efetivação de políticas públicas para a nossa população quilombola”, comemorou.

Pedrina integra à Associação Comunitária do Jatimane, apoiada pelo projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva. Ela conta que a oportunidade é fruto do seu engajamento na comunidade para buscar o fortalecimento de atividades como a do extrativismo sustentável da piaçava, da pesca e do turismo de base comunitária.

Hoje, na Comunidade Quilombola Jatimane são oferecidos três roteiros de turismo: Tradição do Quilombo, com vivências a partir do extrativismo e transformação da piaçava em biojoias e cestaria; Ecológico, em que o visitante pode aprender sobre a fauna e flora local, com experiência do jardim sensorial e banhos de rio e cachoeira; e o roteiro Águas do Quilombolo, que apresenta a tradição local da pesca com passeios de canoa pelos manguezais.ia democracia, o próprio Estado de Direito, serem rompidos”.

A experiência da Comunidade Jatimane foi uma das visitadas por representantes do Fida e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), durante Missão de Supervisão realizada para desenhar o novo projeto da CAR, Parceiros da Mata, que irá beneficiar 100 mil famílias, em quatro territórios de identidade do estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário