Juazeiro recebe festival gratuito em homenagem a João Gilberto e à Bossa Nova
Evento ocorre entre os dias 28 e 30 de novembro, reúne shows, conversas e experiências culturais à beira do São Francisco

Foto: Divulgação/ Vanessa da Mata
Mais de 70 anos depois de João Gilberto transformar a música brasileira ao reinventar o modo de tocar violão, a Bossa Nova volta à cidade natal de seu criador. Juazeiro, no norte da Bahia, recebe entre os dias 28 e 30 de novembro o Festival A Bossa, evento gratuito em homenagem ao artista.
A programação reúne shows, rodas de conversa e ações culturais às margens do Rio São Francisco. Entre as atrações confirmadas estão Vanessa da Mata, Lenine e Roberta Sá. O
line-up inclui ainda Roberto Menescal, um dos fundadores da Bossa Nova, que se apresenta com Théo Bial; Daniel Jobim, neto de Tom Jobim; Mônica Sangalo; e o Quinteto Sanfônico. O festival também terá o Bossa Talk Show, uma série de bate-papos conduzidos por Armando Pittigliani, produtor que ajudou a consolidar o movimento nos anos 1960.
Com o tema “A Bossa de João e do Rio”, o evento ocorre entre 28 e 30 de novembro e busca conectar o Velho Chico, cenário formativo de João Gilberto, às ondas do Rio de Janeiro, onde o artista oficializou a Bossa Nova ao lado de nomes como Tom Jobim e Menescal.


