Salvador

Jubileu 2025: Cardeal Dom Sergio convida fiéis a vivenciar o Ano Santo

Em carta, Arcebispo de Salvador explica importância do evento para Igreja Católica

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Jubileu 2025: Cardeal Dom Sergio convida fiéis a vivenciar o Ano Santo

Foto: Divulgação/Arqudiocese de Salvador

Em 2025, a Igreja Católica celebrará o Jubileu com o tema "Peregrinos de Esperança". Em uma carta direcionada a padres e diáconos, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, afirmou que o Jubileu representa um tempo de vida nova e missão da igreja.

“O Senhor nos concede a graça e a alegria do Ano Santo 2025, o Jubileu da Esperança, ocasião especial de renovação da vida e da missão da Igreja local, como verdadeiros peregrinos da esperança”, escreveu o religioso.

“Jubileu é tempo de expressar gratidão e ação de graças. O júbilo, a alegria do Jubileu, brota do reconhecimento do amor de Deus manifestado na história e em nossa vida. Jubileu é tempo de esperança e de vida nova, conforme o sentido bíblico dos Anos Jubilares, que permitia a todos recomeçarem a vida, através do perdão das dívidas e da libertação de quem se encontrava escravo”, completou.

Para os católicos, o Jubileu, ou Ano Santo, teve origem em 1300, quando o Papa Bonifácio VIII instituiu essa celebração, inicialmente prevista para ocorrer a cada 100 anos. Com o tempo, a periodicidade foi ajustada pelos papas para 50 anos, 25 anos e, em alguns casos, eventos extraordinários, como o Jubileu da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco em 2015.

Confira a carta na íntegra:

Salvador, 20 de dezembro de 2024.

Caríssimos Padres e Diáconos,

O Senhor nos concede a graça e a alegria do Ano Santo 2025, o Jubileu da Esperança, ocasião especial de renovação da vida e da missão da Igreja local, como verdadeiros “peregrinos da esperança”.

Jubileu é tempo de expressar gratidão e ação de graças. O júbilo, a alegria do Jubileu, brota do reconhecimento do amor de Deus manifestado na história e em nossa vida. Jubileu é tempo de esperança e de vida nova, conforme o sentido bíblico dos Anos Jubilares, que permitia a todos recomeçarem a vida, através do perdão das dívidas e da libertação de quem se encontrava escravo. Esperamos que o Ano Santo seja, de fato, tempo de vida nova e de esperança, em meio a tantos desafios.

As peregrinações e as celebrações do Ano Jubilar são de especial importância. Diversos “Jubileus” estão sendo programados ao longo do ano. A Comissão Arquidiocesana do Jubileu estará divulgando as datas e locais dos vários “Jubileus”, conforme o Calendário Arquidiocesano. Quanto às igrejas que serão locais de peregrinação e indulgências durante todo o ano, segundo o parecer do Conselho Presbiteral e da referida Comissão, ficaram estabelecidas as seguintes: Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, Basílica do Senhor do Bonfim, Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Santuário de Santa Dulce dos Pobres e Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Imbuí). Além destas, poderão ser acrescentadas outras igrejas em dias especiais, como deverá ocorrer com a Peregrinação por grupos de Foranias, programada para o dia 21 de setembro. Maiores informações a respeito dos locais de peregrinação serão oportunamente divulgadas.

O Ano Jubilar não se reduz às celebrações festivas e peregrinações. Quer suscitar em nós o compromisso pastoral missionário e renovar a vida de nossas comunidades paroquiais. Necessitamos sair ao encontro de todos, especialmente dos mais pobres e sofredores. Diversas iniciativas no âmbito do serviço da caridade estão sendo programadas.

A abertura do Ano Jubilar na Arquidiocese, conforme estabelecido para toda a Igreja, será no próximo dia 29 de dezembro, domingo. A celebração terá início às 7h, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Praça da Piedade), com uma caminhada para a Catedral Basílica onde será celebrada a Eucaristia, na chegada. Peço encarecidamente a todos para divulgarem esta Celebração de Abertura do Ano Jubilar, convidando um grupo de paroquianos para representarem a paróquia. O Conselho Presbiteral sugeriu uma representação de 15 pessoas. Agradeço a sua atenção e empenho para uma fecunda realização do Jubileu da Esperança.

Ao Santíssimo Salvador, o Senhor do Bonfim, confiamos este Ano Jubilar em nossa Arquidiocese, recorrendo à intercessão de Nossa Senhora da Conceição da Praia, de Santa Dulce dos Pobres e da Bem-aventurada Lindalva. Pela graça de Deus, este Ano Jubilar da Esperança possa produzir muitos frutos na vida de nossa Arquidiocese!

Agradeço a sua fraterna atenção, desejando-lhe paz e esperança, no Senhor.

Cardeal Dom Sergio da Rocha
Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.