Juiz condena Wassef a pagar R$ 20 mil em danos morais por acusação a Jean Wyllys
Advogado tentou ligar ex-parlamentar ao atentado sofrido pelo presidente Jair Bolsonaro, em 2018
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O juiz Juarez Fernandes Cardoso, do 5º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro, homologou a decisão que condenou o advogado Frederick Wassef ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil para o ex-deputado Jean Wyllys. De acordo com a justiça, Wassef caluniou Wyllys ao tentar ligar o antigo parlamentar ao atentado sofrido pelo presidente Jair Bolsonaro, quando estava em campanha no ano de 2018.
"No caso em tela, o réu não se limitou à crítica política e, nem mesmo, demonstrou a veracidade de suas acusações. Verifica-se que o réu deu uma entrevista com o intuito de caluniar o Autor, sugerindo estar ele associado ao crime de tentativa de homicídio do Presidente da República, utilizaram o ardil de, supostamente haver investigação da Polícia Federal, tendo como única intenção causar danos ao autor", destacou o juiz na sentença condenatória.
Ainda de acordo com a decisão, homologada na última segunda-feira (25), Wassef terá que fazer uma retratação pública, sob pena de multa única. A retratação, de acordo com a decisão, deve se dar 'no mesmo canal' em que foi dita a declaração que motivou o ajuizamento do processo, ou seja, uma entrevista na CNN Brasil, em abril de 2020.
Pela avaliação do Juizado Especial Cível do Rio, as declarações do advogado 'exorbitaram o limite de mera opinião pessoal, sendo capazes de ferir a honra, e, até mesmo, colocar em risco a segurança' de Jean Wyllys.