Política

Juiz que anulou provas da Lava Jato pode ser sorteado para herdar processos de Lula

Magistrados terão a chance de conduzir as ações que resultaram na condenação do petista

Por Da Redação
Ás

Juiz que anulou provas da Lava Jato pode ser sorteado para herdar processos de Lula

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O títular da 12.ª Vara Federal do Distrito Federal, Marcus Vinícius Reis Bastos, que já anulou provas da Operação Lava Jato, está entre os quatro magistrado que podem herdas os processos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A escolha do responsável por conduzir as ações que resultaram na condenação de Lula será feita por sorteio.  

Há exatos dois meses, Bastos anulou as provas executadas na Operação Carbonara Chimica, a 63ª fase fa Lava Jato, deflagrada para apurar a suspeita de propina aos ex-ministros da Fazenda Antônio Palocci (governo Lula) e Guido Mantega (Lula e Dilma ), em troca da edição de medidas provisórias favoráveis à Odebrecht. 

O juiz federal justificou que uma operação foi fornecida por juízes incompetentes e, por isso, as provas estudadas deveriam ser anuladas. Esse mesmo argumento pode ser utilizado no caso Lula, onde as diligências realizadas nos  inquéritos envolvendo o petista por ordem do ex-juiz Sérgio Moro podem ser invalidadas. 

Além de Bastos, também podem ser sorteados para herdar os processos de Lula a juíza substituta da 12.ª Vara, Pollyanna Kelly Medeiros, e os juízes federais Vallisney Oliveira , titular da 10.ª Vara Criminal da Justiça Federal do DF, e Ricardo Leite , substituto da 10.ª Vara.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário