Julho registra temperaturas médias mais altas da história do Brasil
Fenômeno também foi observado em países europeus
Foto: Agência Brasil
No Brasil, o mês de julho deste ano foi marcado pelas mais altas temperaturas já registradas no país para o período. Com temperatura média de 22,8ºC, o mês invernal registrou um aumento de 0,82 grau em relação a média histórica de 2015.
De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMT), Danielle Barros, o Brasil tem registrado invernos cada vez mais quentes. "Isso aí pode estar relacionado muito à persistência de massas de ar quente sobre a região central. O que é comum, mas elas estão mais frequentes. Aumento também das áreas mais desmatadas que estão levando pouca chuva para região central nessa época do ano”, afirmou.
O fenômeno, no entanto, não foi identificado só pelos termômetros brasileiros. Países da Europa enfrentaram recordes de temperatura no verão, que acontece em julho. Na Espanha, as ondas de calor provocaram a morte de mais de 500 pessoas e causaram incêndios, assim como no Reino Unido, que chegou a registrar a maior temperatura da história do país.