Cultura

Juliana Ribeiro estreia show “Na Moral, Moraes” no Carnaval do Pelô!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Juliana Ribeiro estreia show “Na Moral, Moraes” no Carnaval do Pelô!

Foto: Mariana de Paula

Na Moral, Moares, por que você nos deixou tão cedo? Essa pergunta inspira o nome do show que a cantora e compositora baiana Juliana Ribeiro dedica ao artista Moraes Moreira e que o público poderá assistir no domingo de Carnaval (19), às 20h, no Largo do Pelourinho. “Na Moral, Moraes” nasceu do fascínio de Juliana pelo cantor e compositor que inaugurou os trios elétricos, e a homenagem vem a calhar já que esse é o primeiro Carnaval sem o artista, que faleceu em março de 2020, e que ficou na história e na memória como o maior compositor do Carnaval baiano e um dos mais versáteis do Brasil.

Esta será a estreia oficial do show, que fez apresentação piloto no último sábado (11) durante a festa fechada do bloco "Hoje eu Posso" na Chácara Baluarte. A ideia que motivou o "Na Moral, Moraes" foi a de transformar o saudosismo em uma homenagem cantada, exaltando o artista através de sua obra. "Moraes nos presenteou com sua musicalidade, sua criatividade, sua guitarra rítmica, e cantar sua obra hoje é homenagear sua genialidade coletivamente em pleno Carnaval”, comenta Juliana Ribeiro. 

Com participação especial do multi-instrumentista Morotó Slim (Retrofoguetes, Dead Billies) e sua guitarra baiana, Juliana se apresenta acompanhada por Marcos Bezerra (violão, guitarra e direção musical), Antenor Cardoso (bateria), Poliana Coelho (percussão), Estevam Dantas (piano e sanfona), Jota Anderson (baixo). A artista pretende visitar a obra de Moraes Moreira em toda sua diversidade. No repertório, estão canções como Bloco do PrazerPreta PretinhaGrito de GuerraChão da PraçaChame Gente, Sintonia, entre outras. “Moraes traz em si a simbologia do Carnaval, foi o primeiro cantor de trio elétrico, mas, acima de tudo, ele não é sazonal. Inclusive espero manter esse show ao longo do ano. A sua obra é extremamente diversa e consegue unir o instrumental, o rítmico, o melódico e harmonias complexas dentro da festa. Ele é realmente um assombro, que fez verdadeiras odes ao Carnaval da Bahia. Estou muito feliz com esse show e o que ele representa para nós”, celebra a cantora.

Juliana lembra que ela, adolescente, ouvindo Novos Baianos em casa, teve uma das suas grandes surpresas melódicas. “Foi muito impactante ouvir Novos Baianos com suas composições que não têm o formato estrofe e refrão, são livres, vão para vários lugares melódicos e conseguem uma belíssima pujança musical. E então eu comecei a sacar que aquelas letras diferentes, com trava-língua, com onomatopeias, tocavam a gente num lugar muito especial, que é o lugar da afetividade. Toda aquela vanguarda e rebeldia era causada pelo amor, e depois fui entender que elas eram compostas de forma coletiva. Quando cantamos Novos Baianos, é como se recriássemos a comunidade, o espírito que eles tinham que ficou impregnado nas canções. Tudo isso é um marco muito forte na música popular do Brasil e do mundo, e cantar Moraes será sempre atual, afetivo e revolucionário”.

Mais Carnaval – No sábado (18), Juliana Ribeiro é atração do bloco Sorriso da Gente no bairro do Pernambués. A saída acontece às 15h. E, como é de praxe, a artista marca presença na Mudança do Garcia na segunda-feira (20). Seu nanotrio sai às 10h30 do Aconchego da Zuzu.

SERVIÇO

Juliana Ribeiro - Show “NA MORAL, MORAES”

Onde: Largo do Pelourinho

Quando: Domingo de Carnaval (19.02)

Horário: 20h

Entrada Franca

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário