Júpiter vai ficar a menor distância da Terra nos últimos 59 anos
Segundo a Nasa, será possível verificar as quatro maiores luas da estrela vermelha
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Os admiradores do céu poderão observar uma excelente vista de Júpiter durante a noite da próxima segunda-feira (26). Na data, o planeta estará em oposição ao Sol. Dessa forma, será possível verificar as quatro maiores luas da estrela vermelha: Io, Europa, Ganímedes e Calisto.
De acordo com informações da agência espacial americana (Nasa), essa também será a maior aproximação do astro com a Terra desde 1963.
O posicionamento oposto ao Sol acontece a cada 13 meses. Em razão disso, na semana que vem, Júpiter pode parecer maior e mais brilhante para os observadores do que em outras épocas do ano.
A Nasa ainda destaca que o planeta vai ficar cerca de 590,6 milhões de quilômetros longe da Terra, resultado similar à distância registrada há 59 anos. Do ponto mais afastado, o espaçamento entre os dois corpos celestes fica aproximadamente em 965,6 milhões de quilômetros.
O astrofísico e pesquisador do Centro de Voos Espaciais da Nasa, Adam Kobelski, ressalta que para garantir uma boa visão do fenômeno, é necessário o uso de equipamentos, como binóculos ou telescópios.