Júris presenciais são retomados no tribunal de Juazeiro
Ao menos 12 sessões devem acontecer até o final do mês de agosto
Foto: Divulgação/MPBA
As sessões presenciais do Tribunal do Júri da comarca de Juazeiro foram retomadas nesta terça-feira (18), com a realização de dois júris pelo promotor de Justiça Raimundo Moinhos. Segundo o Ministério Público do estado (MPBA), a previsão é de que sejam feitos 12 júris até o final do mês na comarca.
Na tarde de ontem, um dos júris condenou Israel Ferreira da Cruz pelo crime de homicídio simples, com pena de seis anos de reclusão em regime semiaberto. Até essa sexta-feira (20), o promotor de Justiça dará prosseguimento às atividades de acusação e atuará em outros quatro júris presenciais, que estavam suspensos por conta da pandemia.
Segundo Raimundo Moinhos, o ato normativo do Tribunal da Justiça que rege as sessões presenciais tornam obrigatório o uso de máscaras. Além da constante higienização das mãos de todos os presentes e a manutenção de janelas e portas abertas para a circulação do ar, quando possível.
O promotor descreve o Tribunal do Júri como o "espaço adequado para a apreciação dos crimes dolosos contra a vida", afirmando que os júris permitem o exercício da cidadania, por assegurar a participação popular direta nos julgamentos proferidos pelo Poder Judiciário. Para ele, a retomada gradual das sessões plenárias são uma forma de assegurar uma resposta estatal aos delitos de maior gravidade.