Juros do cartão de crédito rotativo chegam a maior patamar do ano, alcançando 438,4% em setembro
Segundo informações do Banco Central, houve um aumento de 11,5 pontos percentuais
Foto: Ahmad Ardity/Pixabay
Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo chegaram a 438,4% ao ano no mês de setembro. A informação foi divulgada pelo Banco Central (BC) nesta quarta-feira (30), no relatório de Estatísticas Monetárias e de Crédito.
Houve um aumento de 11,5 pontos percentuais no último mês, este é o maior patamar desde dezembro do ano passado, quando os juros médios chegaram a 442,1% ao ano.
O aumento foi implementado mesmo com a nova regra do Conselho Monetário Nacional (CMN). O conselho colocou em vigor uma nova regra no dia 3 de janeiro deste ano, onde foi estabelecido que a taxa de juros dos cartões de crédito rotativo não pode ultrapassar 100% do valor original da dívida.
O crédito rotativo é uma espécie de empréstimo pré-aprovado usado para complementar o pagamento da fatura do cartão de crédito, quando uma pessoa paga o valor mínimo ou menor do que o total da fatura, a diferença é somada à fatura seguinte.
A maior taxa de juros desse ano tinha sido registrada no mês de julho, com 432,3%. Na ocasião, houve um aumento de 3,6 pontos percentuais na variação mensal e uma alta de 8,9 pontos no trimestre.