• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF por irregularidades eleitorais

Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF por irregularidades eleitorais

Fernando Sarney assume como interventor para convocar novas eleições

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF por irregularidades eleitorais

Foto: Staff Images/CBF

Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira (15). A decisão foi proferida pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que nomeou o vice-presidente Fernando Sarney como interventor, com a missão de convocar novas eleições.

"DECLARO NULO O ACORDO FIRMADO ENTRE AS PARTES, HOMOLOGADO OUTRORA PELA CORTE SUPERIOR, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, ANTÔNIO CARLOS NUNES DE LIMA, conhecido por CORONEL NUNES", escreveu o desembargador.

É a segunda vez que o tribunal fluminense destitui Ednaldo da presidência da CBF. A primeira ocorreu em dezembro de 2023. Um mês depois, o dirigente voltou ao comando por decisão de Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Saiba mais sobre o caso 

Durante a semana, dois pedidos foram feitos à Corte numa ação que discute se o Ministério Público deve agir em casos que envolvem gestão de entidades esportivas ou situações similares.

Tanto a deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) quanto um dos vice-presidentes da CBF, Fernando Sarney, argumentaram que Nunes não teria condições de avaliar um acordo por motivos de saúde. Também existe um laudo pericial com indicações de que a assinatura teria sido falsificada.

O senador Eduardo Girão também apresentou um pedido de audiência pública para cobrar esclarecimentos de Ednaldo sobre as investigações.

Comissão de Esporte do Senado aprova audiência para cobrar esclarecimentos de Ednaldo Rodrigues

O ministro do STF, Gilmar Mendes, negou o afastamento imediato do presidente da CBF e a suspensão da homologação do acordo. No entanto, enviou o caso para o TJ-RJ e determinou "a apuração imediata e urgente dos fatos narrados nas petições".

Com isso, o desembargador marcou o depoimento de Nunes "para que este julgador forme de maneira definitiva sua convicção". Porém, o advogado do ex-presidente da entidade comunicou que Nunes não compareceria por questões de saúde, o que fez com que o desembargador cancelasse a audiência e, quatro dias depois, determinasse a saída de Ednaldo da CBF.

LEIA MAIS:

Ednaldo afirma que CBF teve autorização do Real para negociar com Ancelotti há 20 dias
Vídeo: Ednaldo celebra acordo com Ancelotti e confirma data da primeira convocação do novo treinador
Caso Ednaldo: Tribunal de Justiça marca audiência com Coronel Nunes para verificar assinatura em acordo com presidente da CBF

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário