Justiça de SP autoriza liberação do passaporte de Renato Cariani
Influenciador é réu em um processo em que é acusado de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais
Foto: Reprodução
A Justiça de São Paulo autorizou, na última segunda-feira (15), a liberação do passaporte do influenciador Renato Cariani, que é réu em um processo em que é acusado de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais.
Com a decisão, Cariani passa a ter o direito de deixar o Brasil para atividades profissionais. No entanto, ele precisa comunicar a justiça com no mínimo 15 dias de antecedência e apresentar as passagens de ida e retorno.
Desde fevereiro de 2023, quando a Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público de São Paulo, o influenciador estava com o documento suspenso nos bancos de dados da Polícia Federal, o que o impedia de deixar o país.
A decisão é uma resposta a uma solicitação da defesa do influencer, que é representado pelos advogados Aldo Romani e José Eduardo Cardozo.
Para a Justiça, mesmo que os fatos investigados possam ser considerados graves, Cariani “tem se mostrado colaborativo em relação às investigações e ao processo criminal”, diz o documento.
“Em outras palavras, não houve por parte do denunciado a prática de qualquer ato que indicasse sua inclinação em influenciar de maneira negativa a apuração das imputações ou se furtar à aplicação da lei penal”, diz a decisão.