• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Justiça decide que consumidores afetados por falta de água em Salvador poderão ter desconto na tarifa
Salvador

Justiça decide que consumidores afetados por falta de água em Salvador poderão ter desconto na tarifa

Decisão leva em conta ação coletiva que atende moradores de quase 130 bairros da cidade

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Justiça decide que consumidores afetados por falta de água em Salvador poderão ter desconto na tarifa

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

A Justiça da Bahia decidiu que consumidores afetados com a falta de água em Salvador podem ter desconto na tarifa. A sentença considera interrupções no fornecimento do serviço, que afetaram cerca de 1,5 milhão de moradores em quase 130 bairros da capital baiana desde 2016. 

O tribunal julgou uma ação civil coletiva apresentada pela Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que tramita há quatro anos.

A decisão cabe recurso, por isso os cidadãos ainda não podem exigir o desconto. De acordo com a Embasa, as interrupções no fornecimento de água entre 2020 e 2021 foram "decorrentes de questões pontuais para execução de serviços preditivos, preventivos e corretivos, que fazem parte da operação dos sistemas de abastecimento". 

Além do desconto, em caso de desabastecimento deve ser assegurada a regularidade do fornecimento de água; a apresentação de um plano regional de fornecimento de água, plano de contingência e emergência para lidar com essas situações imprevistas; e a suplementação por carros-pipa.

“Primeiramente reconhece o dano coletivo, e a indenização ratifica a extensão do efeito danoso das ações de interrupção e/ou suspensão indevida de serviços essenciais para os cidadãos”, avaliou a defensora pública Nayana Gonçalves, que acompanhou a proposição.

O processo judicial também prevê o pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 100.000,00, com previsão de juros de 1% ao mês e correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Cerca de 60 bairros da capital baiana terão o fornecimento de água interrompido a partir das 6h desta quarta-feira (23). Segundo a Embasa, a previsão é de o abastecimento seja reiniciado durante a noite, de forma gradativa. Confira a lista de áreas afetadas:

Acupe;
Amaralina;
Arenoso;
Arraial do Retiro;
Barbalho;
Barra;
Barreiras;
Barris;
Brotas;
Boca do Rio;
Cabula;
Cabula VI;
Calabetão;
Calçada;
Caminho das Árvores;
Candeal;
Canela;
Centro;
Cidade Nova;
Cosme de Farias;
Costa Azul;
Curuzu;
Doron;
Engenho Velho da Federação;
Engenho Velho de Brotas;
Engomadeira;
Federação;
Garcia;
Graça;
IAPI;
Imbuí;
Itaigara;
Jardim Armação;
Jardim Santo Inácio;
Luiz Anselmo;
Liberdade;
Mata Escura;
Matatu;
Narandiba;
Nazaré;
Nordeste de Amaralina;
Novo Horizonte;
Ondina;
Patamares;
Pau Miúdo;
Pernambués;
Pero Vaz;
Piatã;
Pituaçu;
Pituba;
Resgate;
Retiro;
Rio Vermelho;
Saboeiro;
Santa Mônica;
São Gonçalo;
Sussuarana;
Stiep;
Tancredo Neves;
Vila Laura

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário