Justiça determina fechamento de empresa com casos de coronavírus no sul da Bahia
A ação, promovida pelo MPT-BA, justifica a falta de medidas adotadas pela empresa para proteção dos funcionários
Foto: Divulgação | MPT-BA
Uma decisão da Vara do Trabalho do município de Eunápolis, no sul do estado, determinou o fechamento de uma empresa de transporte de valores após a confirmação de casos confirmados do novo coronavírus em funcionários da empresa. A decisão liminar foi decretada na quarta-feira (23).
A decisão foi solicitada após pedido do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) que justificou que a empresa não adotou ações e medidas protetivas para evitar a contaminação do vírus para os funcionários.
De acordo com o MPT-BA, a empresa possui cerca de 100 funcionários na filial de Eunápolis, sendo que nove já tiveram confirmação para a contaminação pelo coronavírus, além da infecção de cinco familiares desses funcionários. Do total, 17 funcionários estão com suspeita da doença, enquanto 25 funcionários e 15 familiares estão sob monitoramento.
Na denúncia, o MPT-BA solicita que a empresa seja condenada a pagar indenização de R$ 10 milhões por danos morais coletivos e que os gestores da transportadora se comprometam a adotar medidas de saúde e segurança do trabalho para proteger os funcionários e a "sociedade como um todo de adoecimento e acidentes".