• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Justiça determina interdição imediata de passarela que liga Morro do Ipiranga a camarotes no Carnaval

Justiça determina interdição imediata de passarela que liga Morro do Ipiranga a camarotes no Carnaval

Ministério Público da Bahia diz que não há riscos graves de segurança na estrutura

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Justiça determina interdição imediata de passarela que liga Morro do Ipiranga a camarotes no Carnaval

Foto: Reprodução

Depois de questionamentos feitos pelo Farol da Bahia e por outras mídias, a Justiça da Bahia determinou a interdição imediata da passarela construída para entre o Morro do Ipiranga e os camarotes Glamour e Club, no circuito Dodô, entre a Barra e a Ondina, em Salvador. A decisão foi assinada na noite de quarta-feira (27) pelo juiz substituto de 2º grau Adriano Augusto Gomes Borges, da Terceira Câmara Cível, e atende a um recurso do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA).

No processo, o IAB-BA argumentou que a construção da passarela foi feita sem autorização, licenciamento adequado e sem placas informativas sobre os responsáveis pela execução do projeto. À Justiça, o instituto também apontou riscos estruturas durante o Carnaval. 

A Justiça reconheceu que a ausência de informações sobre a construção da passarela, o que inviabiliza a fiscalização e a segurança pública do espaço. No processo, também foi anexado imagens que mostram que parte da passarela foi erguida sobre fundações rasas em um solo inclinado. 

A Prefeitura de Salvador e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) devem interditar imediatamente a passarela e apresentar, em até 48 horas, todos os documentos referente à construção. 

MP-BA inspeciona passarela e diz que não há riscos

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) realizou, nesta quinta-feira (27), uma inspeção técnica na passarela com o objetivo de avaliar as condições de segurança da estrutura. Durante a vistoria, os engenheiros afirmaram que não há problemas graves de segurança apresentados. 

A inspeção contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e de prepostos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do município. 
 
De acordo com o MPBA, o órgão vai se manifestar baseado nos areceres que serão emitidos pela Sedur, o Crea e o Corpo de Bombeiros, que devem encaminhar toda a documentação técnica sobre a estrutura que liga os camarotes. 

Ainda conforme o MPBA, para evitar eventuais riscos estruturais, a Sedur se comprometeu a monitorar o cumprimento do limite de 100 pessoas simultaneamente na passarela.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.