• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Justiça determina que União crie novo plano de ações contra garimpo ilegal na Terra Yanomami

Justiça determina que União crie novo plano de ações contra garimpo ilegal na Terra Yanomami

Onze meses depois do início da força-tarefa do governo federal, região voltou a ser explorada

Por Da Redação
Ás

Justiça determina que União crie novo plano de ações contra garimpo ilegal na Terra Yanomami

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Justiça Federal em Roraima determinou que a União crie um novo cronograma de ações contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Onze meses depois do início da força-tarefa do governo federal, garimpeiros ilegais estão voltando a explorar a região. A decisão, divulgada na quinta-feira (21), ocorre a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

A audiência de conciliação foi realizada entre a União, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

No requerimento à Justiça, o MPF destaca que os resultados promissores das operações governamentais realizadas no território  não conseguiram evitar a reocupação de áreas.

“Anotou-se que o garimpo é um empreendimento criminoso de grande resiliência e de alta capacidade de reorganização, exigindo, pois, o aperfeiçoamento constante das estratégias de comando e controle”, destacou o procurador da República responsável pelo caso, Alisson Marugal.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário