• Home/
  • Notícias/
  • Justiça/
  • Oruam é considerado foragido; tornozeleira eletrônica do cantor está desligada desde domingo (1)

Oruam é considerado foragido; tornozeleira eletrônica do cantor está desligada desde domingo (1)

Foram identificados 66 episódios de irregularidades na tornozeleira desde setembro

Por Da Redação
Às

Oruam é considerado foragido; tornozeleira eletrônica do cantor está desligada desde domingo (1)

Foto: Reprodução

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro afirmou que a tornozeleira do cantor Oruam está desligada desde domingo (1). A juíza Tula Corrêa de Mello determinou um novo pedido de prisão do funkeiro nesta terça (3). Ele é considerado foragido.

Na última segunda (2), o cantor teve o habeas corpus revogado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Ilan Paciornik, devido ao descumprimento de medidas cautelares. Foram registradas 28 interrupções de sinal por falta de bateria em sua tornozeleira eletrônica num período de 43 dias. Segundo a decisão do ministro, os episódios ocorriam principalmente a noite e em fins de semana. 

A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou ao g1 que realiza buscas em diferentes endereços associados ao cantor, visando cumprir o mandado de prisão. Ele não foi encontrado em sua residência. 

Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, o Oruam, é acusado de duas tentativas de homicídio qualificado contra policiais civis durante uma operação no Rio de Janeiro em julho de 2025. Ele e outros suspeitos teriam arremessado pedras contra agentes do andar superior da casa do cantor. Em seguida, eles teriam fugido e feito postagens em redes sociais desafiando as autoridades.

Oruam responde ao processo em liberdade desde o final de setembro. Irregularidades na tornozeleira eletrônica foram constatadas a partir do mês de novembro, somando 66 violações, 21 delas já em 2026.

A defesa de Oruam alega que "não houve qualquer desligamento proposital da tornozeleira". O advogado do cantor afirmou que o equipamento apresentava problemas e que o funkeiro foi chamado à Seap para trocar o dispositivo. Paciornik considera que o número de ocorrências "extrapola, em muito, um mero problema de carregamento".

"Fomos atrás dos dados telefônicos e eles mostram que, em dezembro, já havia registro de problema no equipamento. No dia 9 de dezembro, Mauro foi convocado a comparecer à Seap para avaliar a tornozeleira, e os técnicos constataram falha de carregamento. O equipamento foi trocado naquele momento. Temos um documento oficial da Seap que especifica esse defeito e a substituição realizada", diz a defesa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário