Justiça Eleitoral oferece serviços online por causa do coronavírus
Serviços estão disponíveis pelos portais do TSE e dos TREs
Foto: Agência Brasil
Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral disponibiliza serviços online para que o eleitor não precise ir a um cartório eleitoral. Pelos portais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) é possível emitir e validar certidões de quitação eleitoral, de crimes eleitorais, de filiação partidária, negativa de alistamento e de composição partidária.
Já caso o eleitor precise regularizar sua situação na Justiça Eleitoral e tenha de se dirigir ao cartório, ele deverá fazê-lo presencialmente após a normalização da situação nacional de saúde pública.
No caso das eleições, o eleitor também consegue obter diversas informações, como o número do título de eleitor, o local de votação e a situação eleitoral pelos portais oficiais. Essa consulta pode ser feita tanto pelo nome quanto pelo número do título eleitoral.
E, caso o cidadão ainda não tem título de eleitor, é possível iniciar os requerimentos de alistamento eleitoral mediante o sistema Título Net. Por meio do pré-atendimento, também é permitido solicitar transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais.
Biometria
Também não é preciso ir ao cartório eleitoral para consultar a situação do cadastramento biométrico. Basta o eleitor acessar o site.
Impressão da GRU
Quem estiver com algum débito com a Justiça Eleitoral pode emitir o boleto para quitação de multas nos sites do TSE ou dos TREs. O pagamento da guia deve ser feito no Banco do Brasil (agências ou aplicativo).
Justificativa
Já o eleitor que estiver fora do país no dia das eleições tem o prazo de 30 dias, a partir da data de retorno ao Brasil, para justificar a ausência às urnas. Para isso, poderá utilizar o Sistema Justifica, preenchendo o formulário e anexando uma cópia de seu passaporte com carimbo de entrada no Brasil e/ou tíquete de passagem que comprove o retorno.
Coronavírus
De acordo com informações do Ministério da Saúde, divulgada nesta terça -feira (17), o Brasil tem uma morte, 291 casos confirmados e 301 casos suspeitos. Desses números, a Bahia apresenta 16 casos. No mundo, a pandemia já provoca a morte de mais de 167 mil pessoas.