Justiça Federal manda soltar Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
O banqueiro foi preso pela PF no Aeroporto Internacional de Guarulhos no último dia 17

Foto: Reprodução
O TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1° Região), determinou nesta sexta (28), derrubar a prisão do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. A desembargadora Solange Salgado determinou que ele seja posto em liberdade com uso de tornozeleira eletrônica.
O banqueiro foi preso pela PF no Aeroporto Internacional de Guarulhos, no último dia 17, após anunciar a venda do Banco Master. Na ocasião, foi levado para uma cela na Superintendência da PF.
A PF indicou risco de fuga, afirmando que o banqueiro viajaria para Malta, na Europa, e realizou a prisão na área de embarque. A defesa afirmou que ele viajaria para conclusão da venda do banco.
Nesta segunda (24), ele foi movido desta cela para um presídio em Guarulhos. Além de Vorcaro, também devem ser soltos outros três presos na operação Compliance Zero.
A operação Compliance Zero foi deflagrada no dia seguinte a prisão, buscando combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional. Os crimes investigados incluem gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa, entre outros.
A desembargadora argumenta que após analisar "fatos novos" e documentação apresentada pela defesa de Vorcaro nos pedidos de liberdade, "verifico que não mais subsistem os requisitos para a manutenção da medida cautelar pessoal extrema, sendo atualmente cabível a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares diversas".
No entanto, Salgado afirma ser "inegável a gravidade dos fatos e o vultoso montante financeiro envolvido" e que serão necessárias medidas cautelares "robustas" para eviter que haja conduta reiterada, para afastar o risco de fuga, garantir a ordem econômica e a persecução penal.
- LEIA MAIS
Defesa de Vorcaro, presidente do Banco Master, recorre ao STJ pela liberdade do empresário


