Justiça francesa absolve Air France e Airbus por acidente que matou 228 pessoas
Voo 447 caiu no Oceano Atlântico, em 2009
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A justiça francesa absolveu nesta segunda-feira (17) a Air France e a Airbus pelo acidente com o voo 447 em 2009, que matou 228 pessoas. A companhia aérea e a fabricante da aeronave enfrentavam a acusação de homicídio culposo, quando não há intenção de matar, por conta da queda do avião. Segundo a imprensa francesa, não cabe mais recurso à decisão.
O tribunal de Paris absolveu as duas empresas por considerar que, embora tenham cometido "falhas", não foi possível demonstrar "nenhuma relação de causalidade" segura com o acidente. Ou seja, a Justiça disse entender que nenhum problema técnico provocou a queda da aeronave, que caiu sobre o Oceano Atlântico em 1º de junho de 2009 após passar por uma turbulência severa.
Os destroços do avião foram encontrados apenas dois anos depois da queda, a 3.900 metros de profundidade. Segundo as investigações, o conteúdo das caixas-pretas confirmaram que o acidente foi motivado pelo congelamento das sondas de velocidade no momento em que o avião estava em voo de cruzeiro na Zona de Convergência Intertropical.