Justiça libera 'guerra de espadas' em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia
A resolução, assinada pelo Juiz Tardelli Boaventura, foi publicada nessa quarta-feira (22)
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um habeas corpus criminal decidiu pela liberação da tradicional guerra de espadas realizada em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. A resolução, assinada pelo Juiz de Direito da 1º substituto da Vara Criminal de Senhor do Bonfim, Tardelli Boaventura, foi publicada nessa quarta-feira (22).
Boaventura determinou na decisão que "as autoridades policiais civis e militares se abstenham de prender em flagrante pessoas que estejam, no dia 23 de junho de 2022, portando ou empregando o uso do artefato conhecido como “espada” nas ruas que costumam ser palco do evento: ruas Costa Pinto, Júlio Silva e Barão de Cotegipe, na cidade de Senhor do Bonfim".
As advogadas Mariana Miranda e Camila Machado, em justificativa da necessidade da liberação do evento, afirmaram que a decisão serviria para enaltecer a importância histórica da "guerra de espadas" para os moradores locais.
A prática é proibida por lei na Bahia, por causa do risco à vida. Com a determinação, que também foi encaminhada para órgãos da cidade, como: Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Juizado da Infância e da Juventude e gerência da Coelba, para conhecimento, a tradição segue mantida na cidade, sem que os praticantes sejam presos durante a realização do ritual.