Justiça penhora casa de Ciro Gomes por ofensa a Fernando Holiday
Ex-governador do Ceará ainda pode recorrer da penhora.
Foto: José Cruz / Agência Brasil | Reprodução/Twitter
A Justiça de São Paulo determinou a penhora de um imóvel de Ciro Gomes, na cidade de Sobral (CE). A decisão foi tomada após o ex-governador do Ceará ser condenado a pagar uma indenização no valor de R$ 98,7 mil ao vereador paulista Fernando Holiday.
Durante uma entrevista à rádio Jovem Pan em 2018, Ciro, então pré-candidato à Presidência da República, chamou o vereador de "capitãozinho do mato", comparando-o aos homens que, na época da escravidão, eram encarregados de recapturar escravizados fugitivos.
"Há que se destacar que a agressão extrapolou completamente o debate político e ideológico, tratando-se de uma patente ofensa pessoal, gratuita, eivada de preconceito", afirmou à Justiça o vereador, que é negro.
A defesa de Ciro no processo afirmou que ele apenas fez críticas aos posicionamentos tomados pelo parlamentar, então membro do MBL (Movimento Brasil Livre). A Justiça não aceitou a argumentação e o condenou por considerar que ele ofendeu o vereador, cometendo discriminação racial.
Pela ausência do pagamento da indenização, a juíza Ligia Dal Colletto Bueno decidiu pela penhora do imóvel de Ciro, localizado no bairro Campo dos Velhos, em Sobral. O imóvel tem 190,5 m2 de área construída e fica em um terreno de 360 m2. Ciro Gomes ainda pode recorrer da decisão.