Kamala Harris liga para Trump e o parabeniza pela vitória nas eleições presidenciais
A candidata democrata ressaltou a importância de uma transição de governo pacífica com o novo presidente
Foto: Alan Santos/PR | Lawrence Jackson/Flickr/Casa Branca
Kamala Harris, vice-presidente e candidata democrata, ligou nesta quarta (6) para Trump e o parabenizou pela vitória nas eleições presidenciais norte-americanas. A informação foi divulgada pela agência de notícias Associated Press. A conversa ocorreu pouco antes de seu discurso de concessão, planejado para a tarde desta quarta (6).
O republicano venceu em ambas as partes, tanto nos votos populares quanto em número de delegados, pela primeira vez em 20 anos na história dos EUA.
O republicano alcançou todos os estados-chave, os principais para o resultado positivo da eleição norte-americana, segundo projeção da agência de notícias Associated Press, além de avançar em territórios que são tradicionalmente de orientação democrata.
O desempenho, após meses de pesquisas e previsões, que apontavam uma disputa bastante acirrada e um caminho de dúvidas, surpreendeu a equipe de campanha de Donald Trump, segundo o jornal estadunidense "The New York Times".
Até o momento, Trump havia conquistado 292 delegados, 22 a mais que o número necessário para se eleger. Na votação popular, o republicano havia conquistado 71.859.582 votos, mais que os 66.990.141 votos de sua concorrente, a candidata Kamala Harris.
Líderes pelo mundo saúdam Trump por resultado na eleição dos EUA
Com o iminente retorno de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, políticos, líderes e outras personalidades se manifestaram nesta quarta-feira (6) sobre o resultado da eleição. Entre eles, o presidente Lula (PT), o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
Direita brasileira comemora vitória de Trump e vê fortalecimento do bolsonarismo
Dirigentes e parlamentares de direita viram na vitória de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos o fortalecimento do bolsonarismo no Brasil para 2026.
O republicano liderou os estados-pêndulo e não apenas foi eleito com maioria nos colégios eleitorais, como também no voto popular.
Ainda na madrugada, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou mensagem parabenizando Trump. Horas depois, divulgou um longo texto em rede social, no qual disse: "Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho".
"Talvez em breve Deus também nos conceda a chance de concluir nossa missão com dignidade e nos devolva tudo o que foi tirado de nós", disse ainda o ex-presidente, que está inelegível.