Kim Paim denuncia uso de robôs em posts defendendo Sergio Moro

Veja vídeo

Por Da Redação
Ás

Kim Paim denuncia uso de robôs em posts defendendo Sergio Moro

Foto: Reprodução

O jornalista Kim Paim gravou um vídeo em seu canal no YouTube onde denúncia o uso de boots de automação e impulsionamento pelo pré-candidato à Presidência Sérgio Moro (Podemos). 

Segundo Kim, o robô estaria programado para dar respostas em defesa do ex- juiz e atacar adversários sempre que uma postagem com algumas palavras chaves fossem feitas. 

"Peguei um bot do Sérgio Moro me seguindo, com 2 segundos no ar, o cara postou texto e imagem. Ainda que estivesse com o texto no crtl+c não daria pra postar texto e imagem em 2 míseros segundos", escreveu no Twitter. 

"O Twitter já identificou o comportamento da conta e colocou a rótulo de "vigiagado". Isso indica que esses tweets não são feitos via PC ou smartphone, mas de algum software desenvolvido por terceiros. No caso, o perfil funciona de forma automatizada, como um robô, ajudando Moro", completa. 

O uso de robôs que se passam por pessoas reais na internet e enviam mensagens automáticas para influenciar debates políticos, interferir no processo eleitoral ou gerar prejuízo ao interesse público pode se tornar crime se for aprovado o Projeto de Lei do Senado (PLS) 413/2017, do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), que está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

Pelo texto, a oferta, a contratação e o uso de ferramenta automatizada que simule pessoa natural para gerar mensagens ou outras interações, pela internet ou por outras redes de comunicação, com o objetivo de influenciar o debate político ou de interferir no processo eleitoral, passa a ser punido com pena de detenção de seis meses a dois anos e multa. 

Hoje, a legislação eleitoral só pune a contratação de “grupos de pessoas” para emitir “mensagens ou comentários ofensivos a candidato, partido ou coligação”, o que é insuficiente para esse enquadramento.

Assista o video:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário