Laboratório público discute a distopia como fonte de criação artística

Atividade compartilha referenciais filosóficos e artísticos que orientaram a produção da obra de dança em vídeo “Estio_rito em lapso”, que estreará neste mês

Por Michel Telles
Ás

Laboratório público discute a distopia como fonte de criação artística

Em janeiro, o Nii Colaboratório iniciou o projeto “Estio_Distopias Coreográficas”, começando sua jornada de criação de uma obra de dança audiovisual. O processo coreográfico foi orientado a partir de dois laboratórios públicos de práticas de dança, provocando assim o repertório simbólico e corporal de seu desenvolvimento. Passados mais de dois meses e prestes a então estrear o vídeo “Estio_rito em lapso”, um terceiro laboratório irá debater o conteúdo disparador do trabalho: a distopia. O “Papo distópico” acontece no dia 17 de abril (sábado), às 16h30, e será conduzido pela dançarina, coreógrafa e crítica Alana Falcão, que, ao lado de Melissa Figueiredo e Neemias Santana, assina a direção artística do projeto. Qualquer pessoa interessada pode acessar a sala virtual na plataforma Zoom Meeting, pelo link http://bit.ly/papodistopico.

Partindo da premissa de que nossas ideias sobre futuro estão ultrapassadas, o laboratório propõe uma conversa sobre o gênero “narrativas de fim do mundo”, repensando a coleção de imaginários acerca dos futuros depois da catástrofe. Tomando referências presentes na literatura, cinema, filosofia e dança como experiências de pensamento, o Nii Colaboratório convida ao encontro com esse assunto tão “Black Mirror”, que é a aventura especulativa sobre presente-passado-futuro num agora parece mais distópico e inimaginável que qualquer exercício ficcional.

“Estio_Distopias Coreográficas” foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Estio_Distopias Coreográficas

Laboratório “Papo distópico”

Ministrante: Alana Falcão

Quando: 17 de abril (sábado), 16h30

Link de acesso à sala no Zoom Meeting: http://bit.ly/papodistopico

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário