Laboratórios privados no Rio e em SP começam a realizar testes para a varíola dos macacos
No Brasil, o total de pessoas infectadas com o vírus monkeypox chegou a 219
Foto: Reprodução/ HK/Divulgação
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), já foram registrados mais de 6 mil casos da varíola dos macacos em 59 países. No Brasil, o total de pessoas infectadas com o vírus monkeypox chegou a 219, segundo informações da Agência Brasil. São 158 casos apenas no Estado de São Paulo; 34 no Rio de Janeiro; 14 em Minas Gerais; três no Paraná; três no Rio Grande do Sul; dois no Ceará; dois no Rio Grande do Norte; dois em Goiás e um no Distrito Federal.
O avanço da doença no país após estados já registrarem casos de transmissão local da varíola dos macacos, seja, em pacientes que contraíram a doença no Brasil. Isso porque os infectados não retornaram alguém do exterior e nem tiveram contato com que veio de outro país.
A disseminação da doença motivou laboratórios privados do país a oferecerem o exame para diagnóstico da doença. Os laboratórios da rede pública então realizaram apenas esses testes, como não ocorreu o início de 2000, quando apareceram os primeiros casos de infecção até pelo no país.
Em São Paulo, o Fleury Medicina e Saúde passou a oferecer o exame para detecção de varíola de macacos. Neste momento, a detecção é feita por meio do sequenciamento genético do vírus, mas a ideia é que nas próximas semanas esteja disponível um teste RT-PCR, semelhante ao que existe para o diagnóstico de Covid-19.
O material é coletado por um swab, como na Covid-19. A diferença é que em vez da amostra ser retirada do nariz ou da garganta, isso é realizado pelas lesões cutâneas ou mucosas, com aspecto de vesículas, úlceras ou crostas. O prazo para a emissão do resultado é de 5 dias úteis.
Em breve, um teste para diagnóstico para doença também estará disponível na rede privada do Rio de Janeiro. Em ambos os laboratórios, é necessário pedido médico para a realização do exame. O valor varia entre o valor varia entre 330 e 500 reais e ainda não existem informações sobre cobertura pelos planos de saúde.