• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Lasers e exossomos: tecnologias que revolucionam o combate à inflamação e retardam o envelhecimento da pele!
Michel Telles

Lasers e exossomos: tecnologias que revolucionam o combate à inflamação e retardam o envelhecimento da pele!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Lasers e exossomos: tecnologias que revolucionam o combate à inflamação e retardam o envelhecimento da pele!

Foto: Divulgação

Nos últimos anos, a dermatologia evoluiu significativamente, especialmente com o desenvolvimento de tecnologias que desinflamam a pele e combatem o "inflammaging" – envelhecimento acelerado causado pela inflamação crônica. Esse processo de inflamação constante danifica gradualmente a pele, provocando sinais como flacidez, rugas e perda de luminosidade. É fundamental tratar essa inflamação, tanto internamente quanto externamente, e é aí que as novas tecnologias entram em cena.

Segundo a dermatologista Dra. Mariana Veloso – especialista em pro-aging -, a inflamação crônica, ou "inflammaging," é uma das grandes causas do envelhecimento precoce. “O corpo, ao se manter constantemente em alerta, desgasta células e tecidos, acelerando sinais de envelhecimento como flacidez, rugas, manchas e perda de luminosidade. Fatores como o estresse também intensificam esse estado de inflamação, pois aumentam os níveis de cortisol e outros hormônios que desencadeiam respostas inflamatórias. Esse processo é um sinal de que precisamos cuidar tanto da saúde interna quanto da emocional para manter a pele equilibrada e saudável.”, explica.

Tratamentos

Para combater a inflamação na pele, Dra. Mariana indica o uso de lasers, como o ADVATx: “Uma das inovações mais promissoras para tratar esse quadro é o laser ADVATx. Combinando comprimentos de onda específicos, este laser permite um tratamento completo que atinge tanto as camadas superficiais quanto as camadas mais profundas da pele, onde a inflamação realmente se inicia. Essa tecnologia não apenas reduz a inflamação, mas também melhora lesões vasculares e pigmentares, revitalizando a pele e proporcionando um aspecto mais saudável e luminoso.”.

Outro avanço importante é o uso de exossomos, uma inovação em medicina regenerativa. “Os exossomos, como os da ExoCoBio, são vesículas nanométricas que funcionam como mensageiros entre as células, transportando proteínas, ácidos nucleicos e lipídeos. Essa comunicação intercelular ajuda a regular as respostas inflamatórias, promovendo a regeneração e o reparo da pele de forma muito significativa.”, ressalta a médica.

Associações inteligentes

Quando associados, estes procedimentos apresentam ainda mais eficácia. No protocolo Anti-Inflammaging desenvolvido pela Dra., o laser ADVATx atua como um canal para a entrega dos exossomos diretamente nas camadas mais profundas da pele. “Esse método potencializa os efeitos anti-inflamatórios e de rejuvenescimento, uma vez que os exossomos atuam como mensageiros celulares, comunicando-se entre as células para estimular a regeneração e reparo da pele de forma mais eficaz. Essa combinação permite resultados ainda mais significativos e visíveis desde a primeira sessão, especialmente para pacientes com inflamações intensas.”, explica.

Prevenção

Dra. Mariana complementa ainda que a prevenção da inflamação crônica envolve uma abordagem equilibrada de pro-aging e wellness — cuidar de si ao longo dos anos, unindo saúde e bem-estar. Isso significa adotar uma dieta rica em antioxidantes, exercícios regulares, qualidade de sono e o gerenciamento do estresse – uma vez que o cortisol elevado contribui para o processo inflamatório. Além disso, consultar um médico dermatologista pode complementar esses cuidados com protocolos personalizados e tratamentos específicos, ajudando a manter a pele saudável e bonita, equilibrando saúde e beleza ao longo do tempo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário