Leia na íntegra o pronunciamento da coroação do Rei Charles III
Charles assumiu o posto após a morte da mãe, Rainha Elizabeth II, na quinta (8)
Foto: Reprodução/Twitter
Com a morte nesta quinta-feira (8) da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, o filho e sucessor Charles III assumiu o trono do Reino Unido.
O novo rei discursou em evento neste sábado (10), no Palácio St. James, com a presença da família real, além de autoridades do Reino Unido e os ex-premiês Boris Johnson, David Cameron e Theresa May.
Na declaração, o Rei Charles III disse que assumirá o compromisso de “continuar a servir” aos cidadãos britânicos e que vai se inspirar na trajetória da mãe para “buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos” do Reino Unido.
Confira o discurso na íntegra:
“Lordes, senhoras e senhores. Estamos em um momento de mais profunda dor ao anunciar a morte de minha amada mãe, a rainha. Eu sei o quanto os senhores e as senhoras e toda a nação, e devo dizer que o mundo inteiro, se solidarizam comigo pela perda irreparável que todos sofremos. É de grande consolo saber da simpatia expressa por tantos para minha irmã e irmãos e que tal afeto e apoio imenso seja estendido a toda a nossa família em nossa perda. A todos nós como família, a este reino e à família de nações da qual fazemos parte, minha mãe deu um exemplo de vida dedicada ao serviço. O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, sua dedicação e sua devoção. Mesmo neste momento, em que estamos de luto, agradecemos por essa vida de tanta fé. Estou profundamente ciente desta grande herança e dos deveres e pesadas responsabilidades de soberania que agora me competem. Ao assumir essas responsabilidades, devo me esforçar para seguir o exemplo inspirador que me foi dado ao defender o governo constitucional e buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos dessas ilhas e dos reinos e territórios da Commonwealth em todo o mundo. Neste propósito, sei que serei sustentado pela afeição e lealdade dos povos cujo a soberania eu fui chamado a seguir, e que no cumprimento desses deveres serei guiado pelo conselho de seus Parlamentos eleitos. Em tudo isso, sinto-me profundamente encorajado pelo apoio constante de minha amada esposa. Aproveito esta oportunidade para confirmar o meu desejo e intenção de continuar a tradição de entregar as receitas hereditárias, incluindo os bens da Coroa, ao governo em benefício de todos e em troca da subvenção soberana que apoia as minhas funções oficiais como chefe de Estado e chefe de nação. E no cumprimento da pesada tarefa que me foi confiada e à qual agora dedico o que me resta da minha vida, peço a orientação e a ajuda de Deus todo poderoso.”