Lema e calendário dos Jogos Olímpicos de 2024 são divulgados
Competição terá início em 26 de julho de 2023
Foto: COB
A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 já tem lema definido: "Vamos abrir os Jogos para todos". Segundo os organizadores, o objetivo é influenciar a inclusão de pessoas com dificuldades e a abertura aos territórios. Eles também divulgaram, na segunda-feira (25), o calendário da competição.
"Ouvrons Grand les Jeux" será o slogan em francês. Nesse língua, a frase soa quase igual à expressão popular "Vamos abrir bem os olhos" (Ouvrons Grand les Yeux). Em inglês, o lema a ser utilizado será "Games Wide Open".
"Vamos abrir os Jogos para todos é o nosso objetivo desde o primeiro dia, com essa ambição que todos pensamos para a abertura", explicou o chefe da Comissão Organizadora (COJO), Tony Estanguet, após a sua reunião desta segunda-feira com o presidente da França, Emmanuel Macron.
De acordo com presidente do Comitê de organização do evento, Tony Estanguet, a faixa de preço será "acessível à maioria", segundo: "50% dos ingressos olímpicos e 50% dos ingressos paraolímpicos custarão menos de 50 euros (51 dólares) e apenas 8% dos ingressos custarão mais de 200 euros (204 dólares).
Calendário
Os 329 eventos acontecem em 762 sessões entre 24 de julho e 11 de agosto. Com tantos destaques nos 19 dias de competição.
No sábado, 27 de julho, primeiro dia de competições após a Cerimônia de Abertura, serão realizados os eventos de medalha em oito esportes: ciclismo, com o contrarrelógio feminino e masculino, judô, esgrima, saltos ornamentais, rugby sevens, tiro, natação e skate.
O individual geral feminino da ginástica artística, que pode ter a participação de Rebeca Andrade, será em 1 de agosto. Já as finais por aparelhos femininas e masculinas serão de 3 a 5 de agosto.
A final do skate street masculino, que pode ter o português Gustavo Ribeiro e o brasileiro Kelvin Hoefler, entre outros, será em 27 de julho. No dia 28, acontece a decisão feminina, possivelmente com presença de Rayssa Leal e Pâmela Rosa. O dia 6 de agosto terá a final feminina do park e o dia 7 a masculina.
Alison dos Santos deve lutar por mais uma medalha Olímpica no dia 9 de agosto, na final dos 400m com barreiras masculino. Italo Ferreira pode conquistar o bicampeonato em 30 de julho no surfe (a competição pode terminar até esta data, dependendo do clima).
O futebol terá a decisão masculina em 9 de agosto e a feminina no dia seguinte. O vôlei ainda não definiu as datas e horários de suas finais.
Sessões noturnas
Todas as finais da natação e do atletismo serão à noite, a partir de 20:30 na natação, com exceção do último dia, 18:30, e 19:00 para o atletismo, no horário local.
Nos dias 3 e 4 de agosto, terá a definição de medalhas nos seguintes esportes: tênis; tênis de mesa; judô, esgrima, atletismo, tiro com arco, ciclismo, golfe, hipismo, remo, ginástica artística; badminton; e natação.
Igualdade de gênero
Com a meta de ser os Jogos Olímpicos mais iguais da história em termos de gênero, o programa dá oportunidades para competições femininas e masculinas estarem em destaque. Uma ênfase foi data em assegurar uma alternância entre homens e mulheres na programação de esportes coletivos e também em disciplinas individuais.
Maratona feminina
O último dia dos Jogos Olímpicos, 11 de agosto, dará destaque ao esporte feminino. Luta, levantamento de peso e ciclismo de pista encerram com eventos femininos, e a final do basquete feminino também será nesse dia. Algumas horas antes da Cerimônia de Encerramento, pela primeira vez desde a introdução da maratona feminina no Programa dos Jogos Olímpicos em Los Angeles 1984, o evento feminino, que será um dia após o masculino, encerrará o calendário esportivo de Paris 2024.