Lesa Pátria: PF faz buscas em SP contra supostos financiadores do 8 de janeiro
Agentes federais cumprem três mandados de busca e apreensão em Barueri, na Região Metropolitana de SP
Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24), um desdobramento da 23ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram os atos extremistas de 8 de janeiro, em Brasília.
Os agentes cumprem três mandados de busca e apreensão em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo. Segundo a PF, os mandados foram cumpridos nesta data por "conveniência investigativa".
O desdobramento investiga dois empresários da cidade. Um dos alvos é Mario Ari Luft, proprietário de uma empresa do setor logístico que atua no transporte de cargas para o agronegócio e armazenagem. De acordo com as investigações, ele teria ele teria desempenhado um papel ativo na orientação junto a outras lideranças, além de ter financiado ônibus para transportar os manifestantes até Brasília.
Os eventos sob investigação implicam, em princípio, violação do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime. As investigações continuam em andamento, e a operação Lesa Pátria é contínua, com atualizações regulares sobre o número de mandados judiciais emitidos e pessoas detidas.
Em balanço divulgado no início do ano, a PF informou que haviam sido cumpridos 97 mandados de prisão preventiva e 313 de busca e apreensão. Com o desdobramento de hoje, o número de buscas passa para 316.