Coronavírus

Levantamento aponta que apenas oito estados do Brasil fazem recorte racial em dados da covid-19

O objetivo da coleta é identificar quais são as populações mais afetadas pela doença no país

Por Da Redação
Ás

Levantamento aponta que apenas oito estados do Brasil fazem recorte racial em dados da covid-19

Foto: Agência Brasil

Apenas oito das 27 secretarias de saúde dos estados brasileiros fazem recorte de raça na coleta de dados dos casos confirmados e mortes pela covid-19, segundo levantamento conjunto dos veículos de imprensa do Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL.

Os estados que contemplam a coleta de informações sobre raça são: Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia. O objetivo da coleta é identificar quais são as populações mais atingidas pela doença, de acordo com a raça.

De acordo com o Ministério da Saúde, “estão sendo feito ajustes” para que o campo raça/cor seja obrigatório ainda a partir desta semana. Porém, uma portaria da própria pasta, de 2017, determina que essa informação passaria a ser obrigatória.

Para o levantamento, os veículos entraram em contato com todas as secretarias que não fazem o recorte racial e obtiveram retorno de apenas onze. Segundo o Estadão,  a Secretaria de Saúde de São Paulo argumentou que não há obrigatoriedade do preenchimento do campo nos sistemas oficiais de notificação dos casos de covid-19 do Ministério da Saúde. Já o governo do Distrito Federal disse que não divulga informações pessoais das vítimas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário