• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Levantamento aponta que esquerda não recuperou espaço nas periferias nas eleições municipais

Levantamento aponta que esquerda não recuperou espaço nas periferias nas eleições municipais

Analise estudou resultado de quatro capitais

Por Da Redação
Ás

Levantamento aponta que esquerda não recuperou espaço nas periferias nas eleições municipais

Foto: Reprodução/Rede Brasil Atual

Quatro anos depois de resultados já discretos nas eleições municipais de 2016, a esquerda continua com dificuldade para voltar a atrair os eleitores mais pobres. De acordo com uma análise feita pelo jornal O Globo com base no desempenho nas periferias de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE), candidatos do campo progressista seguem perdendo espaço nessas regiões, seguindo a lógica dos últimos ciclos eleitorais.

O principal exemplo dessa alteração é a capital paulista. A última vitória da esquerda na cidade foi em 2012, quando Fernando Haddad foi eleito prefeito pelo PT. Na última segunda-feira (30), Guilherme Boulos (PSOL) comemorou o desempenho da esquerda nos bairros pobres. A queda no número de votos veio, majoritariamente, da periferia. No bairro de Parelheiros, por exemplo, Fernando Haddad teve 80% dos votos em 2012. No último domingo (29), Boulos venceu no bairro, mas por uma margem bem menor: recebeu 50,35% dos votos válidos.

"Nós vemos coletivos de juventude que buscam reconstruir uma vinculação ideológica da esquerda com essas periferias das grandes cidades. Mas é fato que esse eleitorado foi se tornando mais disputável com o passar dos anos, abrindo a competitividade para o campo da direita", afirma a cientista política Monalisa Soares, da UFC (Universidade Federal do Ceará).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário