Levantamento inédito apresenta marcas mais consumidas pela Geração Z!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação
A Forma Turismo, maior operadora de turismo estudantil da América Latina, fez um levantamento inédito, traçando o perfil comportamental e as preferências dos jovens da Geração Z, nascidos entre 1995 e 2010. Essa geração valoriza marcas que estão atentas ao seu impacto na sociedade como um todo, além realizarem ações que reforçam valores ligados a sustentabilidade, inclusão e responsabilidade social, e tende a priorizar empresas que mantêm uma comunicação aberta e transparente.
O levantamento feito pela empresa, com objetivo estratégico de mapear o perfil do público-alvo e consumidor dos produtos e serviços da Forma Turismo, mostrou que praticamente 10 entre 10 adolescentes de 16 a 19 anos são consumidores da Netflix, Nike e Red Bull. Na pesquisa “Hábitos de Consumo e Desejos da Geração Z - 2024”, a bebida energética Red Bull foi a única que obteve 100% das respostas, seguida de perto pelo serviço de streaming Netflix, com 99,8% da preferência, e do tênis Nike (95,9%).
O levantamento possibilitava várias respostas dentro de uma mesma categoria de consumo, mas alguns produtos se destacaram pela preferência absoluta, destaca Gustavo Bueno, diretor de marketing e comunicação do Grupo Forma Turismo. “Fica muito claro, em alguns casos, que há forte tendência para uma marca específica.” Outras marcas preferenciais da Geração Z são Instagram (89,9%), Spotify (87,8%), McDonald’s (84,6%), Coca-Cola (76,1%) e Apple (72,3%).
Para a Forma Turismo, o relacionamento das marcas com um público tão jovem é estratégico, pois nessa fase estão construindo experiências de marca e consolidando preferências de consumo. “Os nascidos entre 1997 e 2012 (Geração Z) já são 30 milhões no Brasil. Em 2030, a Geração Z vai ultrapassar as anteriores em poder de compra e será a maioria, com 49% de participação”, de acordo com a pesquisa.
Oferecer experiências
Por meio de pesquisas de comportamento, a Forma Turismo busca entender o que os jovens estão consumindo e como isso pode ser transformado em experiências melhores de viagens e lazer, destaca o executivo. “Entender as preferências do seu público-alvo faz com que você seja mais assertivo nas ações.”
Uma das vantagens da companhia é a facilidade de conduzir pesquisas de opinião com jovens e principais formadores de opinião de escolas relevantes por todo o País. “Isso nos dá uma visão rápida e precisa do que realmente importa para o público”, assinala Bueno.
A partir dos insights do público, a Forma Turismo oferece experiências inovadoras nas viagens de formatura a Porto Seguro (BA) e atrações com celebridades e influencers mais populares dos adolescentes no Forma 9 (viagem de formatura do 9º ano do Ensino Fundamental) e Porto Festival, o maior evento nacional de atrações musicais para formandos.
A pesquisa
O levantamento envolveu 4.728 adolescentes de 16 a 19 anos e foi realizado entre os dias 20 e 23 de fevereiro de 2024, quando foram questionados sobre os produtos que mais consomem. O estudo traz 16 categorias de produtos e revela que as marcas mais consumidas são as tradicionais, embora haja espaço para novidades, como produtos de blogueiras e influencers.
É o caso de Maquiagem, liderado por Bruna Tavares (42,1%), seguida de Boticário (29,5%) e Mari Maria Makeup (32%). Na categoria Bancos, o Inter é a segunda instituição bancária mais citada onde os jovens ou seus responsáveis se relacionam, com 14,4%. É um empate técnico com a primeira colocada, o Banco do Brasil (14,5%).
Para Bueno, os jovens valorizam muito a experiência própria de consumo e as opiniões de amigos. “Isso conta mais do que a longevidade da marca. E ganham ainda mais preferência aquelas que estão presentes no dia a dia deles, seja no mundo digital, principalmente marcas que se associam a algum influenciador relevante para eles, ou no mundo real, como as que proporcionam experiências.”
As categorias
- Mídia e Celular
Redes sociais: Instagram (89,9%), TikTok (74,2%) e X (42,8%)
Streaming: Netflix (99,8%), Prime Video (56,7%), HBO Max (43,3%), Disney+ (34,8%), Star+
(18,4%), Globoplay (13,9%)
Celular: Apple (72,3%), Samsung (20,3%), Xiaomi (4,1%), Motorola (3,3%)
Music players: Spotify (87,8%), YouTube (4,1%), Apple Music (2,8%), Deezer (2,7%) e Amazon
Music (1,2%)
- Vestuário e Moda
Tênis: Nike (95,9%), Adidas (71,6%), Vans (56,5%), Converse (18,3%), Puma (16,3%), Vert (8,7%),
Fila (7,7%), Asics (6,8%)
Roupa: Nike (54,7%), Adidas (36,3%), Renner (33%), Zara (26,8%), Vans (21,2%), Youcom(20,4%),
C&A (18,2%), Rchlo (16,1%)
Maquiagem: Bruna Tavares (42,1%), O Boticário (39,5%), Mari Maria Makeup (32%), Ruby Rose (28,4%), Eudora (23,1%), Fran by FR (22%), Océane (18,9%), Natura (18,3%)
- Alimentos e Bebidas
Fast food: McDonald’s (84,6%), Burger King (52%), Subway (26,7%), Madero (26,1%), Starbucks
(17,7%), Spoleto (16,6%), Jerônimo (14,3%), Pizza Hut (14,1%), Não consumo (6,2%)
Bebidas: Coca-Cola (76,1%), Guaraná (45%), H2OH! (33,2%), Del Valle (28,1%), Gatorade
(19,3%), Schweppes (16,7%), Sprite (16,6%), Pepsi (14,9%), Não consumo (7,6%)
Energéticos: Red Bull (100%), Monster (72,1%), Bali (57,4%), TNT (15,6%), Fusion (12,7%), Não
consumo (32,3%)
Chocolates: Cacau Show (46,4%), Nestlé (35,9%), Lacta (29,6%), Nutella (25%), Milka (16,2%),
Kinder (16,1%), Hershey’s (14,9%), Não consumo (6,7%)
Salgadinhos: Doritos (54,4%), Pringles (43,7%), Ruffles (37,6%), Cheeto’s (36,8%), Lays (27,1%),
Fandangos (21,1%), Cebolitos (15,9%), Club Social (14,3%), Não consumo (13,7%)
Chicletes e Balas: Trident (71,3%), Fini (58,3%), Halls (40,1%), Mentos (24,8%), 7Bello (12,5%),
Buballoo (6,6%), Não consumo (5,1%)
- Outros
Bancos (qual banco você ou seu responsável é cliente?): Banco do Brasil (14,5%), Inter (14,4%), Itaú (13,9%), Nubank (13,1%), Bradesco (12,3%), Santander (7,9%), Caixa (6,3%), C6 (3,9%),
Outros bancos (13,6%)
Esportes (quais você mais pratica?): Vôlei de quadra (55,2%), Futebol (52,8%), Vôlei de praia (27,2%), Tenis (24,6%), Futevôlei (24,5%), Basquete (23%), Natação (18,1%), Handebol (17,3%),
Outros esportes (42,7%), Não pratico (7%)
Carros (qual marca você gostaria de ter?): Jeep (17,8%), Toyota (11,8%), Honda (9,2%), VW (8,8%), Mitsubishi (8,4%), BYD (7,1%), Chevrolet (6,9%), Hyundai (4,9%), Outras marcas (24,2%), Não gostaria de ter (0,9%)