Eleições

Lewandowski valida registros de candidatura de Simone Tebet e sua vice

TSE ainda analisa outros nove registros de candidatura à Presidência

Por Da Redação
Ás

Lewandowski valida registros de candidatura de Simone Tebet e sua vice

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, validou, nesta quinta-feira (25), os registros de candidatura da candidata à Presidência Simone Tebet (MDB) e sua vice, Mara Gabrilli (PSDB). O ministro concluiu que os registros foram feitos de forma regular e que ambas preenchem os requisitos de candidatura previsto na Constituição.

No sábado (20), Lewandowski já havia validado os registros de Sofia Manzano e de seu vice, Antonio Alves, ambos do PCB; e de Vera Lúcia e Raquel Tremembé, do PSTU. O TSE ainda analisa outros nove registros de candidatura à Presidência. 

No último dia 17, o MP Eleitoral acionou o TSE para apresentar problemas nos registros de presidenciáveis, incluindo os que já foram validados pelo Tribunal. Em relação a Lula, o órgão cobrou certidões criminais de primeira e segunda instância dos 12 processos em que faz parte, sob pena de impugnação da candidatura; já Ciro Gomes (PDT) não está quite com a Justiça Eleitoral devido a uma multa eleitoral.

Em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL), o MP reconheceu que ele não apresentou certidões criminais de primeira instância da Justiça Eleitoral, expedida para fins eleitorais. Em resposta, a defesa de Bolsonaro disse que "entende que a documentação apresentada é suficiente para atender o disposto na lei", mas afirmou que providenciaria os documentos para "evitar questionamentos".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário