Líder de facção baiana é transferido para prisão de segurança máxima no DF
Polícia aponta que Pablo Ribeiro de Moura, conhecido como "Amarelo", organizava ações de retaliação e emboscada contra rivais
Foto: Reprodução/G1 Bahia
Um dos chefes da facção "BDM", uma das maiores e mais violentas da Bahia, Pablo Ribeiro de Moura, foi transferido para uma prisão de segurança máxima de Brasília (DF) na quinta-feira (30). Segundo investigações da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil, mesmo preso, ele estava organizando ações de retaliação e emboscada contra rivais.
Pablo, conhecido como "Amarelo", estava detido na penitenciária Lemos de Brito, em Salvador. No Distrito Federal, ele ficará em uma cela isolada e sem comunicação. Ele estava preso desde o dia 13 de julho de 2022 e determinou a invasão e dentro da prisão. No dia 29, quinta-feira, a PF solicitou a transferência de Moura.
As investigações ainda apontam que ele, de dentro a cadeia, ordenou o ataque que resultou no assassinato do agente federal Lucas Caribé, em 15 de setembro.
A PF descobriu que o suspeito é um dos responsáveis por fornecer integrantes de facção, material bélico e organizar os ataques nos bairros de Castelo Branco, Valéria, Pernambués e Sussuarana Velha.