Líder de facção que atua na capital baiana é transferido para unidade de segurança máxima de Serrinha
Operação Comando foi conduzida pelo Ministério Público do Estado da Bahia
Foto: Divulgação/Ministério Público da Bahia
Um dos principais líderes de uma facção criminosa envolvida no tráfico de drogas em Salvador foi alvo de uma operação deflagrada, na manhã desta quarta-feira (28), pela Polícia Civil, na capital baiana. O criminoso, que comandava o tráfico nos bairros do Calabar e Alto das Pombas, foi transferido do Conjunto Penal Masculino de Salvador para o presídio de segurança máxima de Serrinha.
A transferência ocorre numa tentativa de frear a atuação do criminoso, que, mesmo preso, seguia dando ordens para a quadrilha que comandava.
A Operação Comando foi conduzida pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) e da Secretaria de Administração e Ressocialização do Estado (Seap), através do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop).
Segundo as investigações, mesmo encarcerado, o homem, que não teve a identidade revelada, dava ordens para que o tráfico continuasse acontecendo nas regiões sob o seu comando. Além disso, ele também comandava crimes contra o patrimônio praticados na orla de Salvador, tendo como vítimas turistas ou moradores de bairros nobres.
Em maio deste ano, durante uma operação no Conjunto Penal de Salvador, foram encontradas porções de maconha e cocaína em posse do transferido, além de dois chips de celular apreendidos em sua cela. A transferência, solicitada pelo MP para o Regime Disciplinar Diferenciado, foi ordenada pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador.