Líder do partido de Le Pen denuncia 'tirania dos juízes' após condenação por peculato
Com a condenação, Marine Le Pen se tornou inelegível e Jordan Bardella deve ser o candidato da Reunião Nacional (RN) para as eleições presidenciais de 2027

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O líder do partido francês de ultradireita Reunião Nacional (RN), Jordan Bardella, denunciou uma "tirania dos juízes" em uma entrevista realizada nesta terça-feira (1º), após ser questionado sobre a condenação de Marine Le Pen por peculato.
Na ocasião, Bardella solicitou uma mobilização pacífica de apoiadores do partido, após a decisão que tornou Le Pen, a principal aposta do partido para as eleições presidenciais de 2027, inelegível.
Le Pen ainda afirmou que vai apelar contra a condenação, que além de a tornar inelegível, ainda a sentencia a quatro anos de prisão, e uma multa de 100 mil euros (cerca de R$ 616.000), que só poderão ser aplicados após o esgotamentos dos recursos.
Bardella como sucessor
Com a impossibilidade de Le Pen concorrer em 2027, Jordan Bardella deve assumir o posto de candidato à presidência, sendo o principal representante do partido.
Bardella sucedeu o comando do partido Reunião Nacional (RN), em 2022, quando sucedeu Marine Le Pen no cargo de líder partidário.