Líder republicado dá voz de prisão a grupo de democratas no Texas

52 deputados foram presos por fugirem de sessão para evitar aprovação de projeto de lei

Por Da Redação
Às

Líder republicado dá voz de prisão a grupo de democratas no Texas

Foto: Reprodução/Banco de Imagens

Um líder republicano assinou, nesta quarta-feira (11), a ordem de prisão de 52 deputados democratas que fugiram de sessão que aprovaria um projeto de lei eleitoral no Texas. Em julho, os democratas fugiram para Washington para evitar a aprovação de um projeto de lei republicano que restringe o acesso às urnas e ao voto por correio e em automóvel.

A ausência dos 52 deputados impediu que a casa atingisse o quórum mínimo para aprovação. O grupo havia abandonado a sessão também em maio, para votação da lei, e por isso foi agendada uma sessão extraordinária em julho. As ordens de prisão foram assinadas pelo presidente da Câmara dos Deputados do Texas, Dade Phelan.

A lei do Texas permite que a justiça prenda legisladores que se ausentem durante as votações e os obriguem a voltar para a câmara. A maioria republicana votou para autorizar as prisões. A moção para obrigar os legisladores democratas a retornarem foi aprovada por 80 votos a favor e 12 contra. No entanto, 20 deputados continuam em Washington recusando retornar ao estado.

O líder democrata da Câmara dos Deputados, Chris Turner, afirmou em publicação que "é nosso direito como legisladores romper o quórum para proteger nossos eleitores." e completou que grupo continuaria lutando contra "os ataques republicanos ao nosso direito ao voto".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário