• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Líderes do Comando Vermelho são presos em megaoperação no Rio de Janeiro

Líderes do Comando Vermelho são presos em megaoperação no Rio de Janeiro

Prisão de líderes facção marca operação mais letal do Rio

Por Da Redação
Às

Líderes do Comando Vermelho são presos em megaoperação no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução/Portal dos Procurados

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta terça-feira (28) os principais líderes do Comando Vermelho na capital fluminense, Edgar Alves de Andrade, conhecido como “Doca ou Urso”, e Thiago do Nascimento Mendes, o “Belão do Quintungo", sob a Operação Contenção.

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Doca é o principal líder do Comando Vermelho no Complexo da Penha e em comunidades da zona oeste, como Gardênia Azul, César Maia e Juramento. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) denunciou Doca e outras 66 pessoas por associação para o tráfico, sendo que três delas também respondem por tortura.

O criminoso é investigado por mais de 100 homicídios, incluindo execuções de crianças e desaparecimentos de moradores, e havia 34 mandados de prisão em aberto contra ele, segundo dados do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP). Doca é apontado como mandante da execução de três médicos na zona sudoeste do Rio, em outubro de 2023, vítimas que foram mortas por engano.

Em maio deste ano, o MPRJ denunciou Doca e dois comparsas pelo ataque à delegacia de Duque de Caxias, ocorrido em 15 de fevereiro de 2025. De acordo com as investigações, os criminosos invadiram a unidade armados com fuzis e granadas, feriram dois agentes e torturaram um deles na tentativa de localizar Rodolfo Manhães Viana, o “Rato”, preso horas antes por tráfico e associação para o tráfico. O suspeito já havia sido transferido para a Polinter, na Cidade da Polícia.

A operação faz parte do esforço contínuo das forças de segurança para enfraquecer a estrutura do Comando Vermelho e coibir ataques a delegacias e civis em diversas regiões do estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário