Política

Líderes internacionais condenam golpe militar na Bolívia

Manifestações partiram principalmente de presidentes de países da América do Sul

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Líderes internacionais condenam golpe militar na Bolívia

Foto: Divulgação

Após o anúncio feito pelo general Juan José Zúñiga nesta quarta-feira (26/6). Lideres mundiais se posicionaram firmemente contra o golpe de Estado na Bolívia

Dentre eles, o presidente Lula, afirmou “Quero que democracia prevaleça”, pedindo a continuidade da democracia e convocou uma reunião de emergência para tratar do assunto.

Já o Chefe do Executivo do Uruguai, Luis Lacalle Pou, disse condenar “energicamente” o golpe de Estado no país vizinho. Ele ainda acrescentou que a iniciativa partiu de um setor das Forças Armadas locais. “Expressamos nossa solidariedade ao governo legítimo do Presidente”, completou, em postagem nas redes sociais.

Outro que comentou a situação foi o presidente do México defendeu o mandato do atual chefe do Executivo. “Nosso total apoio e apoio ao Presidente Luis Alberto Arce Catacora, autêntica autoridade democrática dessa cidade e país irmão.”

Miguel Díaz-Canel Bermúdez, de Cuba, citou imagens de tvs da pressão do Exército local contra o poder constituído e manifestou solidariedade, também pelo X.

“Fazemos um forte apelo ao respeito pela democracia e pelo Estado de direito", disse o presidente do Paraguai, Santiago Peña, que classificou a movimentação do Exército da Bolívia como "irregulares” e enfatizou a defesa da democracia.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário