Líderes internacionais parabenizam a vitória de Lula na eleição presidencial
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reconheceu a vitória e pediu cooperação a Lula
Foto: Reprodução/ Ricardo Stuckert
Logo após a divulgação do resultado da eleição, Líderes mundiais parabenizaram o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória na eleição presidencial, realizada neste domingo (30). O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reconheceu a vitória e pediu cooperação a Lula. Além de Biden, os presidentes de França, Portugal, Argentina, Chile e Colômbia já se manifestaram nas redes sociais.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou Lula pela vitória na corrida presidencial. “Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança”, diz o texto distribuído pela Casa Branca. “Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e nos anos que virão”.
O Secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, Luiz Almagro, felicitou Lula e parabenizou o povo brasileiro pelo dia democrático.
O senador americano Barnie Sanders, foi às redes e parabenizou o povo brasileiro que votou pela democracia, pelos direitos dos trabalhadores e pela sanidade ambiental.
O líder da França, Emannuel Macron, publicou que a eleição de Lula abriu uma nova página na história do Brasil. “Juntos, uniremos forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, disse.
O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, cumprimentou Lula por sua vitória: “Estamos ansiosos para trabalhar com você na proteção do nosso meio ambiente global.”
O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Rossi Sunak, parabenizou Lula pela sua vitória presidencial: “Estou ansioso para trabalhar juntos […] desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção de valores democráticos.”
O primeiro Ministro de Portugal, Antonio Costa, contou em suas redes que já teve a oportunidade de felicitar Lula pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. “Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de #Portugal e do #Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”.
Pedro Sanchez, presidente da Espanha, também parabenizou Lula pela vitória nesta eleição na qual o Brasil decidiu torcer pelo progresso e a esperança. “Vamos trabalhar juntos pela justiça social, a igualdade e contra as mudanças climáticas”.
Justin Trudeau, primeiro ministro do Canadá, disse no Twitter que espera trabalhar com Lula para reforçar a parceria entre os países, obter resultados para canadianos e brasileiros e fazer avançar as prioridades comuns, como a proteção do ambiente.
O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, também parabenizou Lula pela vitória nas eleições e disse estar felizes com a perspectiva de ampliarem aprofundarem ainda mais as relações Brasil-Alemanha.
Pedro Castillo, presidente do Peru, parabenizou o presidente eleito do Brasil, e chamou Lula de trabalhador, sindicalista e lutador. “Sua vitória é essencial para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Grande Pátria”, postou.
Guillermo Lasso, presidente do Equador, parabenizou Lula em sua rede social. Na postagem, ele ressalta que na democracia, continuarão fortalecendo a amizade e a cooperação entre os países, por dias melhores para os cidadãos. “Nossa região continua se integrando na pluralidade”.
O atual presidente da Bolívia, Luis Alberto Arce Catacora, escreveu em sua página no Twitter que a vitória de Lula fortalece a democracia e a integração latino-americana.
Gabriel Boric, presidente do Chile, comemorou a vitória de Lula em sua rede social.
Alberto Fernandez, presidente da Argentina, parabenizou o presidente eleito e escreveu que “a vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”.
Miguel Díaz, de Cuba, chamou o presidente eleito de “irmão” e o felicitou em nome do governo e do povo cubanos. Afirmou ainda que o país celebra a vitória em prol da unidade, da paz e da integração da América Latina e das Caraíbas.
A vice presidente da Argentina também se manifestou nas redes e disse que “Hoje mais do que nunca, amor e muita felicidade”. Além disso, ela agradeceu ao povo do Brasil e ao “camarada Lula, por devolver alegria e esperança à nossa América do Sul”.
O presidente do México, Andrés Manuel, publicou: “Lula ganhou, abençoado povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”.
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, celebrou a vitória do petista e postou: “Viva o povo que está determinado a ser livre, soberano e independente! Hoje no Brasil a democracia triunfou, parabéns Lula, Um Grande Abraço!”.
A presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, parabenizou Lula e disse que “está ansiosa para trabalhar com ele nos desafios globais, principalmente na área ambiental.”