Lídice da Mata repudia agressão a repórter e defende liberdade de imprensa: ‘Está na Constituição’
Deputada se solidarizou com o jornalista Mateus Borges, agredido nesta sexta-feira (25)

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) repudiou a agressão sofrida pelo repórter da TV Record, Mateus Borges, na manhã desta sexta-feira (25), enquanto ele cobria uma ocorrência em Salvador.
Em nota, a parlamentar alertou para o aumento da violência contra profissionais da imprensa no país e destacou que esses episódios reforçam a importância do respeito à liberdade de imprensa e ao direito à informação, garantidos pela Constituição Federal.
“A Constituição do nosso país garante ao jornalista o direito de divulgar o que está vendo acontecer, assim como é direito do cidadão obter informação sobre os fatos que acontecem na cidade. Esse direito tem que ser exercido com responsabilidade, como ele [Mateus Borges] vinha fazendo naquele momento”, afirmou.
Em 2024, o Brasil registrou 144 ocorrências de violência contra jornalistas, segundo dados de entidades da categoria. Desse total, cerca de 20% foram casos de agressão física, revelando um cenário preocupante para o exercício do jornalismo.
Lídice também manifestou solidariedade ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia e ressaltou a importância de garantir a proteção dos profissionais de imprensa durante o exercício de suas funções.
“Toda a minha solidariedade a você, Mateus, a todos os jornalistas e ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia”, concluiu.