Esportes

Liga das Nações feminina: Brasil vence oitavo jogo e bate recorde

Seleção brasileira tem 100% de aproveitamento, com oito vitórias seguidas pela primeira durante o torneio

Por Da Redação, Victor Lee
Ás

Liga das Nações feminina: Brasil vence oitavo jogo e bate recorde

Foto: Reprodução/ Wolrd Volleyball

A Seleção Brasileira de Vôlei Feminino venceu a Tailândia por 3 sets a 0 e completou oito vitórias seguidas pela primeira vez em seis edições da Liga das Nações. A última partida foi realizada na madrugada de domingo (2), às 5h (de Brasília), onde o Brasil conquistou a vitória com as parciais de 25/22, 25/14 e 25/17. Gabi e Tainara foram as que mais marcaram pontos para o Brasil.

Com esse resultado, a seleção se mantém na segunda colocação, com 22 pontos, atrás somente da Polônia, que tem 24 e também oito vitórias. 

A capitã Gabi foi o destaque em quadra contra a Tailândia. Ela marcou 13 pontos. Acertou lance no limite da quadra, virou duas bolas seguidas no momento crucial do primeiro set e acertou o ace no início do segundo.

Agora a seleção joga contra a Polônia no próximo dia 12. A liga é disputada na China.

Formato da Liga

Na atual estrutura, a Liga das Nações tem dois grupos com oito equipes cada. As 16 seleções foram classificadas do 1º ao 16º lugar no ranking da Federação Internacional após o término da última edição, em julho de 2023. 

Cada equipe joga 12 vezes, em três etapas diferentes, diante de adversários igualmente fortes: três partidas contra equipes classificadas do 1º ao 4º lugar no ranking, três contra seleções classificadas do 5º ao 8º, três contra equipes classificadas do 9º ao 12º e, finalmente, três contra seleções classificadas do 13º ao 16º.  Os jogos valem pontos para a tabela classificatória.

Ao final das três rodadas, que acontecem em três semanas entre maio e junho, as sete melhores equipes e o país que sedia as finais, que este ano é a Tailândia, avançam à fase final, cujo formato é de eliminação direta. Ou seja, entre 20 e 23 de junho, acontece o famoso mata-mata, com disputas de quartas de final, semifinais e finais.

França, República Dominicana, Sérvia, Turquia, Brasil, EUA e Polônia já garantiram vagas olímpicas. São sete cotas preenchidas das 12. Ainda restam cinco, que serão definidas pelo ranking mundial no dia 17 de junho, após a primeira fase da Liga das Nações (VNL) 2024 - o que torna a competição ainda mais importante para quem está na briga pela classificação para os Jogos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário