• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Liminar determina atualização do Mapa de Linhas Prioritárias da Defesa Civil em Maceió

Liminar determina atualização do Mapa de Linhas Prioritárias da Defesa Civil em Maceió

Decisão judicial atende solicitação de órgãos públicos

Por Da Redação
Ás

Liminar determina atualização do Mapa de Linhas Prioritárias da Defesa Civil em Maceió

Foto: Reprodução/TV Gazeta

Uma liminar concedida pela Justiça Federal determinou na última quinta-feira (30) a divulgação da atualização do mapa de linhas prioritárias da Defesa Civil e a inclusão de novos imóveis no Programa de Compensação Financeira (PCF) da Braskem. Essa decisão atendeu aos pedidos feitos pelos Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado de Alagoas (MPAL), bem como pela Defensoria Pública da União (DPU), no âmbito da ação civil pública nº: 0813725-97.2023.4.05.8000, protocolada em 24 de novembro.

As instituições solicitaram à Justiça que determinasse ao Município de Maceió a publicação do Mapa de Linhas de Ações Prioritárias – Versão 05, acompanhado de um plano de comunicação para garantir o direito de informação aos afetados. Além disso, pediram a inclusão das novas áreas no PCF da Braskem, com reparação dos danos morais e pela desvalorização do imóvel, caso desejassem permanecer na área de monitoramento.

O contexto dessa ação remete a uma reunião do Comitê Técnico de Acompanhamento, estabelecido pelo acordo de indenizações, que monitora constantemente a área de borda do mapa. Nesse encontro, em setembro, houve a identificação da necessidade de atualização do mapa de linhas prioritárias, o que exigia uma vistoria nos locais para confirmação dos imóveis e avaliação conjunta dos dados.

O processo seguiu etapas, incluindo o pedido de análise da situação do Bom Parto pelo MPF, as comunicações da Defesa Civil Municipal sobre a atualização do mapa e a concessão de um prazo de 10 dias para a publicação da atualização e elaboração do plano de comunicação. Não cumprido o prazo estipulado, MPF, MPAL e DPU ajuizaram a ação civil pública, culminando na liminar que determinou a divulgação do mapa versão 5 no dia 30/11.

A ação prontamente adotada pelos órgãos públicos resultou na divulgação das informações e na ampliação do Programa de Compensação Financeira para a nova área identificada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário