• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara após destituição de Marcelo Ramos
Política

Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara após destituição de Marcelo Ramos

Ramos, que é crítico do governo Bolsonaro, foi destituído por decisão de Arthur Lira

Por Da Redação
Ás

Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara após destituição de Marcelo Ramos

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados | Divulgação/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados elegeu, nesta quarta-feira (25), o deputado Lincoln Portela (PL-MG), como novo vice-presidente do órgão, com votação de 232 a favor, dos 406 votos registrados no painel eletrônico da Câmara.

A votação ocorreu dois dias depois que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), destituiu do cargo o deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), crítico do presidente Jair Bolsonaro.

O cargo de vice-presidente serve para substituir o presidente da Câmara nas sessões e elaborar pareceres sobre projetos de resolução.

Arthur Lira informou que a destituição de Ramos foi "estritamente regimental" e seguiu um entendimento segundo o qual o integrante da Mesa que trocar de legenda partidária perderá o cargo.

Em resposta, Ramos disse acreditar que a decisão foi "política", não regimental, e atribui a destituição às críticas que tem realizado ao governo. O político era filiado ao PL, mas decidiu deixar o partido quando o presidente Jair Bolsonaro se filiou a sigla. Pelo critério da proporcionalidade, cabe ao PL indicar o vice-presidente da Câmara.

Apesar de não terem o respaldo da bancada do partido, outro quatro deputados do PL apresentaram candidaturas avulsas ao cargo. Entre eles estão Flávia Arruda (DF, 83 votos), Bosco Costa (SE, 40 votos), Capitão Augusto (SP, 24 votos) e Fernando Rodolfo (PE, 11 votos).

Nesta quarta-feira, também foram eleitos os novos nomes que irão assumir a segunda e a terceira secretarias da Mesa Diretora. Na Segunda Secretaria, assume o deputado Odair Cunha (PT-MG). Ele será responsável, por exemplo, por assuntos pertinentes a passaportes diplomáticos.

A Terceira Secretaria será ocupada pela deputada Geovania de Sá (PSDB-SC). Ela será responsável, por exemplo, por autorizar o reembolso de passagens aéreas e analisar pedidos de licença e justificativas de faltas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário