Esportes

Lionel Messi pode conquistar a Bola de Ouro pela oitava vez

Caso vença, ele se tornará o primeiro jogador a conquistar o prestigiado prêmio enquanto atua fora da Europa

Por Da Redação
Ás

Lionel Messi pode conquistar a Bola de Ouro pela oitava vez

Foto: Reprodução/Instagram

Lionel Messi, que já encantou o mundo com a vitória na Copa de 2022 , pode alterar a rota tradicional da Bola de Ouro. Caso vença pela oitava vez, ele se tornará o primeiro jogador a conquistar o prestigiado prêmio enquanto atua fora da Europa. No anúncio dos indicados, que ocorrerá no Théâtre du Châtelet em Paris, Messi será apresentado como jogador do Inter Miami, da Major League Soccer (MLS) nos Estados Unidos. As informações são do portal UOL.

Do ponto de vista técnico, o período de Messi nos Estados Unidos tem peso limitado para a premiação. Pela segunda vez na história, a Bola de Ouro levará em conta os feitos da temporada, não do ano natural. Segundo o regulamento, os votantes devem considerar o desempenho dos atletas entre 22 de agosto de 2022 e 31 de julho de 2023.

A estreia de Messi pelo Inter Miami ocorreu em 21 de julho, com o segundo jogo em 25 de julho. Nestas duas partidas, ele marcou três gols e proporcionou uma assistência. No entanto, a possível vitória de Messi também se baseará em seus feitos anteriores: a conquista da Copa do Mundo no Qatar, com destaque para sete gols, três assistências e atuações memoráveis na semifinal e na grande decisão.

A presença de Messi entre os melhores do mundo enquanto joga por um clube da MLS marca uma quebra de paradigma na história da Bola de Ouro, desde que foi estabelecida pela revista France Football em 1956.

A lista de vencedores da Bola de Ouro é uma galeria de clubes europeus, traçando uma parte significativa da trajetória esportiva do continente. Desde o primeiro ganhador, o inglês Stanley Matthews, que jogava no Blackpool (hoje na terceira divisão inglesa), até o ucraniano Igor Belanov, que levou o troféu em 1986 jogando pelo Dínamo de Kiev na União Soviética.

A limitação geográfica do prêmio excluiu ícones como Pelé e Maradona da competição pela Bola de Ouro. No entanto, a France Football buscou corrigir essa distorção em 2015, ao apresentar uma lista dos vencedores desde 1956, caso a votação fosse universal. Segundo a revista, Pelé teria conquistado o prêmio sete vezes, e Maradona teria sido o vencedor em 1986 e 1990.

Embora a temporada de Messi no futebol de clubes não tenha tido o mesmo destaque de anos anteriores, seu desempenho na Copa do Mundo é o grande trunfo na busca por sua oitava Bola de Ouro. Enquanto Messi se baseia no título da Copa do Mundo para reivindicar o prêmio, seus principais adversários se destacaram na temporada de clubes na Europa. Erling Haaland, do Manchester City, é apontado como o maior rival de Messi, mesmo sem ter participado da Copa do Mundo. Haaland contribuiu com 52 gols em 53 partidas, ajudando o Manchester City a conquistar a Premier League, a Copa da Inglaterra e a Champions League.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário